Exame Logo

Como seria o Rio de Janeiro sem prédio e construções

A Iluminata Produtora de Imagens imaginou como seria o Rio de Janeiro sem seus prédios e construções atuais.

O Rio de Janeiro já foi mais lindo (Iluminata Produtora de Imagem)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 09h34.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h55.

Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil viram uma paisagem completamente diferente da vista pelos brasileiros atualmente. A Iluminata Produtora de Imagem resolveu imaginar como seria o Rio de Janeiro antes de o país começar a ser colonizado pelos portugueses. Veja a seguir.
  • 2. Antes da colonização

    2 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

  • Veja também

    A ideia da produtora surgiu após uma campanha da agência Script para o Metrô Rio no Ano Novo de 2013. A campanha enaltecia a beleza natural da cidade. O título era: “No Réveillon Solidário você ajuda a deixar essa cidade tão maravilhosa quanto no dia em que ela nasceu”.
  • 3. Depois da colonização

    3 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

  • O desafio da produtora foi, então, produzir duas imagens do Rio de Janeiro, apenas com suas belezas naturais, sem os prédios e construções que formam hoje a cidade. A imagem ao lado mostra o clássico cartão postal da cidade, o Pão de Açúcar, e a enseada de Botafogo.
  • 4. Antes

    4 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

    A segunda imagem produzida pela produtora mostra a praia de Ipanema e Leblon. Ao fundo é possível ver também o morro Dois Irmãos. Este é outro cartão-postal da cidade.
  • 5. Depois

    5 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

    A orla das praias de Ipanema e Leblon foi chamada pelos portugueses de Costa Brava ou Praia Brava. Pela foto também é possível ver as pedras do Arpoador e a entrada da Lagoa Rodrigo de Freitas, que na época do desbravamento era habitada por índios Tamoios.
  • 6. Desafio

    6 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

    A produtora não usou apenas fotos antigas para produzir como seria o Rio de Janeiro antes da cidade passar pelo processo de urbanização. “Temos que fazer do jeito certo”, disse Flavio Hargreaves, sócio e fotógrafo da Iluminata, em nota divulgada pela empresa.
  • 7. O voo

    7 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

    A produtora, então, alugou um helicóptero. Depois, os profissionais estudaram a luz e definiram qual seria o roteiro do voo para captar as imagens que seriam usadas na produção do Rio de Janeiro que antecedeu a colonização.
  • 8. A produção

    8 /8(Iluminata Produtora de Imagem)

    Com as fotos aéreas e manipulações digitais, a agência deu início a produção das imagens. E conseguiu transformar o Rio de Janeiro de hoje em um terreno repleto apenas de floresta tropical e mar.
  • Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilINFOMeio ambienteMetrópoles globaisRio de Janeiro

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame