Tecnologia

Chromecast, do Google, já está à venda no Brasil por R$ 199

O Chromecast está chegando ao Brasil. O gadget do Google reproduz, na TV, áudio e vídeo recebidos da internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 09h40.

São Paulo - O Google iniciou, à 0h de hoje, as vendas do Chromecast. O gadget pode ser adquirido por 199 reais nos sites das Casas Bahia, do Extra e do Ponto Frio.

Quando plugado na entrada HDMI de uma TV, o Chromecast permite que vídeos e músicas acessados na internet por computadores, smartphones e tablets sejam vistos na tela grande.

"O Chromecast é pensado para ser fácil", afirmou Newton Neto, gerente de parcerias do Google, em evento sobre o produto realizado em São Paulo.

O gadget é controlado por meio de um aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android (do Google), iOS (da Apple) e também na forma de extensão para o navegador Google Chrome, que tem versões para diversas plataformas. 

Na prática

O aparelhinho busca na internet e exibe na TV o conteúdo que é acessado pelo usuário no smartphone ou tablet. Um cabo USB ligado à TV (ou a uma tomada) fornece energia para o dispositivo.

//cdn.thinglink.me/jse/embed.js

Serviços online como YouTube, Netflix, Rdio e outros já estão habilitados para trabalhar com o novo gagdet.

Ao reconhecerem o Chromecast numa rede Wi-Fi, os apps destes serviços exibem o botão transmitir - que sincroniza imediatamente celular ou tablet e a TV.

De acordo com Neto, a grande vantagem de usar o Chromecast em vez de instalar os apps na TV é a praticidade oferecida pelo gadget - que transforma o smartphone ou tablet numa espécie de controle remoto com mais funções e mais simples de operar.

Outros recursos

Além de músicas e vídeos, já há outros recursos compatíveis com o Chromecast - como o games. De acordo com o Google, mais de 3 mil desenvolvedores estão criando novidades para o novo gadget.

"Esperamos uma explosão de apps, assim com aconteceu com o Android", afirma Neto.

Segundo o Google, mais de 200 testes feitos no Brasil demonstram que o Chromecast funciona bem no país - apesar da instabilidade do sinal de internet.

Em breve, a empresa deve vender também em lojas físicas o gadget que, no início, será importado.

Veja como o Chromecast se compara ao Apple TV.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame