Tecnologia

Chocado com as revelações de Edward Snowden? Este novo site promete muito mais

A equipe do The Intercept conta com o jornalista Glenn Greenwald, parceiro de Snowden

Snowden (Reprodução)

Snowden (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 13h42.

O jornalista americano Glenn Greenwald, para quem o ex-analista da CIA Edward Snowden revelou os programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), prometeu nesta segunda-feira divulgar mais novidades sobre o caso no estreia de seu novo veículo, "The Intercept" ("TI").

O objetivo em curto prazo do veículo online, especializado em segurança e defesa, será informar "agressivamente" sobre documentos divulgados por Snowden sobre a NSA, segundo explicaram os fundadores, Greenwald, Jeremy Scahill e Laura Poitras, em comunicado conjunto na página.

"Decidimos lançá-lo agora porque achamos que temos uma obrigação urgente e vital nessa história, com esses documentos e com o público", afirmaram.

Nas duas primeiras notícias do "TI", a NSA foi relacionada com a escolha dos alvos dos ataques com drones e foram publicadas pela primeira vez fotografias feitas pela NSA e outras agências de inteligência americanas.

Apesar de os fundadores do jornal esclarecerem que por enquanto se centrarão na NSA, também avançaram que a longo prazo esperam revelar segredos de governo, abusos judiciais e violações das liberdades individuais, além de informar sobre casos de corrupção, desigualdade social e outros meios de comunicação.

Em seu comunicado, também denunciaram as "repetidas ameaças" que receberam de funcionários do governo americano durante os últimos sete meses, desde que saiu à luz a espionagem da NSA.

"The Intercept" é, segundo anunciaram Greenwald, Scahill e Poitras, "a primeira das várias revistas digitais publicadas pela First Look Media" e conta com uma dúzia de jornalistas no expediente.

"First Look Media" é o grupo de comunicação que Greenwald criou com o apoio financeiro do fundador de eBay, Pierre Omidyar, após a publicação em outubro do jornal britânico "The Guardian", onde começou a publicar as revelações de Snowden.

Com um investimento inicial de US$ 250 milhões, o grupo deve lançar ao longo de 2014 várias publicações especializadas em política, ciência, economia, tecnologia, esportes, entretenimento, meio ambiente, saúde e estilo de vida, cujos conteúdos posteriormente será reunido em um único site.

Além do setor jornalístico, a First Look Media está construindo uma empresa de tecnologia para desenvolver e comercializar novas plataformas digitais.

Acompanhe tudo sobre:INFOEdward Snowden

Mais de Tecnologia

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado

Acordo entre Sony e Tencent resolve disputa sobre jogo acusado de cópia