Exame Logo

China desenvolve "uniformes inteligentes" para monitorar crianças

Roupas contêm GPS embutido e podem identificar até mesmo os cochilos durante a aula

. (Guizhou Guanyu Technology/Divulgação)
AA

Ariane Alves

Publicado em 2 de janeiro de 2019 às 16h58.

São Paulo - A China segue investindo pesado em dispositivos de segurança para monitorar as atividades de seus cidadãos. A última novidade são os “uniformes inteligentes”, que já são utilizados em onze escolas da província de Guizhou, no sudoeste do país. As roupas são embutidas com chips contendo GPS, o que garante o registro da localização exata das crianças, além de informações sobre comportamento e atenção.

A tecnologia é desenvolvida pela empresa local Guizhou Guanyu Technology e é capaz de emitir um alarme caso a criança que veste o uniforme saia da área da escola ou tire um cochilo durante a aula. Além disso, os pais podem monitorar e limitar as compras que os filhos fazem nos estabelecimentos comerciais dentro da escola por meio de um aplicativo.

Veja também

De acordo com o jornal estatal chinês The Global Times, o sistema é difícil de ser burlado. Os chips são inseridos sob o ombro dos uniformes e suportam até 500 lavagens. Sistemas de reconhecimento facial nas portas das escolas garantem que os alunos não trocaram de uniforme em algum momento.

Porta-vozes da empresa disseram ao jornal Beijing News que não monitoram o movimento dos alunos o tempo todo, uma vez que a iniciativa tem gerado debates sobre direitos de privacidade entre os cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaChipsEscolasGPSRoupasseguranca-digital

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame