Tecnologia

Chile suspende alerta de tsunami após forte réplica de terremoto

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto foi revista de 7,8 para 7,6

terremoto (Reuters)

terremoto (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 05h47.

Priorizar nos meus resultados Google

As autoridades chilenas suspenderam hoje (3) o alerta de tsunami em nível nacional, emitido após uma forte réplica ter atingido o Norte do país, um dia depois do terremoto de 8,2 na escala Richter. "Os serviços hidrográficos e oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em entrevista.

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto ocorrido na noite de terça-feira (1º), foi revista de 7,8 para 7,6. "As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas", acrescentou o ministro.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que está em Arica para acompanhar a  situação, elogiou a resposta dos cidadãos e das autoridades do Norte do país, após o tremor que deixou seis mortos e graves danos materiais.

Bachelet, que viajou nessa quarta-feira para a área atingida, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como "todas as outras pessoas" para um local alto da cidade após a forte réplica registrada ontem à noite.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentram as informações sobre o que ocorre na região, explicou aos jornalistas. "Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar. Queremos saber qual é a situação atual e tentar ser úteis", disse ela.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisChileINFO

Mais de Tecnologia

Autenticação de dois fatores: por que app autenticador é mais seguro que SMS?

Seu número e endereço estão à venda: como sair de sites que expõem seus dados

Como pedir que empresas apaguem seus dados pessoais pela LGPD

SK Hynix avalia fabricar chips nos EUA pela 1ª vez com apoio da Intel