Tecnologia

Otan alerta para perigo de vazamentos do WikiLeaks

Site anunciou que deve publicar em breve uma nova leva de documentos secretos, mas não confirma que terá informações sobre a guerra do Iraque

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, teme que o vazamento coloque em perigo vida de civis (Sean Gallup/Getty Images)

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, teme que o vazamento coloque em perigo vida de civis (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2010 às 11h02.

Berlim - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, alertou nesta sexta-feira em Berlim para o perigo que implica novas revelações do site WikiLeaks, que, segundo a imprensa, publicará em breve milhares de documentos sobre a guerra no Iraque.

"Tais vazamentos são infelizes e poderão ter consequências muito negativas em termos de segurança para as pessoas afetadas", respondeu Rasmussen ao ser indagado sobre o tema durante uma imprensa conjunta com a chanceler alemã Angela Merkel.

"Os vazamentos poderão colocar em perigo a vida de sodlados e civis", enfatizou.

Na segunda-feira, Kristinn Hrafnsson, porta-voz de WikiLeaks, anunciou que o site vai divulgar novos documentos em breve, sem dizer uma data certa.

Na terça, o WikiLeaks explicou que não definiu o tema das futuras revelações. "Jamais dissemos que publicaríamos algo sobre o Iraque", afirmou uma mensagem em seu Twitter.

O Pentágono, que anunciou há uma semana ter mobilizado 120 pessoas para avaliar as possíveis consequências de um vazamento, pediu à imprensa que não facilite a divulgação desses documentos.

O WikiLeaks, fundado em 2006 e especializado em divulgar informações secretas, já tornou públicos inúmeros documentos confidenciais sobre a guerra no Iraque e no Afeganistão.

Acompanhe tudo sobre:InternetGuerrasSitesWikiLeaks

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs