Tecnologia

Celulares da Nokia com Windows Phone chegarão em 2012

Na última sexta-feira, Nokia anunciou parceria com a Microsoft para adotar o sistema operacional Windows Phone em seus aparelhos

Stephen Elop, CEO da Nokia: pressão para produzir celular com o sistema da Microsoft (Nokia / divulgação)

Stephen Elop, CEO da Nokia: pressão para produzir celular com o sistema da Microsoft (Nokia / divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 09h49.

Helsinque - O presidente do conselho da Nokia, Jorma Olilla, afirmou que celulares da companhia equipados com o sistema operacional da Microsoft chegarão ao mercado a partir de 2012. O executivo indicou ainda que a Nokia tem outros parceiros potenciais além da Microsoft e do Google.

A Nokia anunciou na última sexta-feira uma parceria com a Microsoft para adotar o sistema operacional Windows Phone em seus aparelhos, substituindo a plataforma Symbian da empresa, e tornando a companhia finlandesa uma fabricante pura de aparelhos.

"Estes produtos baseados no Windows estarão nos mercados a partir de 2012", disse Olilla em entrevista à emissora finlandesa YLE.

O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, disse na terça-feira que a empresa estava sentindo pressão e que tinha como meta produzir um celular com o sistema da Microsoft até o final deste ano.

Olilla afirmou que a Microsoft não é a única opção para a Nokia e disse que muitas companhias mostraram interesse em cooperação com a fabricante finlandesa.

"Há Microsoft, Google (...) E, além disso, temos outros interessados."

O executivo comentou que não tem sido pressionado por qualquer acionista sobre quem deveria ser o presidente-executivo da Nokia. Elop assumiu o comando da companhia em setembro, vindo da Microsoft. O executivo canadense é o primeiro não finlandês a dirigir a fabricante de celulares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftTecnologia da informaçãoNokia

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint