Tecnologia

Celular está liberado em aviões da TAM

TAM apresentou nova tecnologia que impede eventuais problemas de segurança, segundo testes da ANAC

Celulares agora podem ser utilizados dentro dos voos da TAM (.)

Celulares agora podem ser utilizados dentro dos voos da TAM (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o uso de celulares, incluindo internet móvel, durante os voos em aeronaves da TAM.

A companhia aérea apresentou uma nova tecnologia de células internas ao avião que se comunicam com a rede celular via satélite. Com o sistema, eventuais problemas de segurança são evitados, de acordo com os testes da ANAC.

Para fazer uma ligação, é preciso que o avião esteja à altura de, no mínimo, 3 mil quilômetros. Em altitudes menores, o sistema é desligado automaticamente.

As regras atuais restringem o uso de celulares dentro da cabine apenas aos momentos em que o avião está no solo e com portas abertas. Aeronaves não preparadas correm o risco de sofrer interferências eletromagnéticas, que podem provocar falhas de equipamento.

Nos próximos dias, a TAM divulgará detalhes sobre a tecnologia, incluindo os modelos de avião que contam com ela. O preço do serviço será estipulado pelas operadoras móveis.

Segundo a ANAC, apenas a TAM apresentou sistema desse tipo. Assim, o uso de celulares em aviões de outras companhias continua proibido durante o voo.

Leia mais notícias relacionadas à TAM

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCelularescompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústria eletroeletrônicaServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Tecnologia

Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo

Instagram está implementando 'live' apenas para melhores amigos

Vício em TikTok? O que é 'brainrot' e por que o termo está tão em alta

Mais 168 cidades podem ter internet 5G a partir de sexta-feira; veja a lista

Mais na Exame