Tecnologia

Carro voador recebe aprovação para rodar em estradas

O carro voador, presença constante em histórias de ficção científica do passado, está prestes a virar realidade. O primeiro modelo já está aprovado nos EUA

O carro voador da Terrafugia já passou por diversos testes, mas ainda falta a rodada final para que possa ser comercializado no ano que vem (Divulgação)

O carro voador da Terrafugia já passou por diversos testes, mas ainda falta a rodada final para que possa ser comercializado no ano que vem (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 11h38.

São Paulo – O primeiro carro voador comercial do mundo recebeu aprovação do governo americano para rodar em ruas e estradas. Chamado de Terrafugia Transition, ele é um veículo híbrido de dois lugares com asas retráteis que pode ser dirigido na terra ou pilotado no ar. Com o tamanho de um carro convencional, ele atinge 185 km/h no ar e tem autonomia de 800 km com um tanque de 75 litros.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão que regula o trânsito nos Estados Unidos, deu permissão para que os pneus e os vidros seguissem uma especificação especial. As rodas terão de suportar pousos em pistas de avião e as janelas devem ser resistentes a possíveis impactos de pássaros ou detritos no ar.

A produção comercial do Terrafugia deve começar ainda neste ano, e as vendas terão início em 2012. O preço estimado é de US$ 250 mil. A empresa está aceitando pré-encomendas e, até agora, já recebeu cerca de 100 pedidos. Mas é bom notar que será preciso ter tanto carta de motorista quanto brevê de piloto para operar o veículo.

Mesmo quando tem suas asas dobradas, para uso como carro, o veículo da Terrafugia se parece mais com um avião que com um automóvel (Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaAviõesCarrosTransportesVeículos

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025