Tecnologia

Carro conceito se fragmenta para amortecer desníveis na pista

Projeto criado pelo designer Da Feng imagina um transporte ainda mais fluido do que o existente

As rodas possuem sensores que rastreiam o caminho em tempo real permitindo que os pneus sejam moldados ao chão (Reprodução)

As rodas possuem sensores que rastreiam o caminho em tempo real permitindo que os pneus sejam moldados ao chão (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 12h24.

São Paulo – Um carro que não dá solavancos. É assim que pode ser definido o Flake, projeto conceito criado pelo designer Da Feng. Sem grandes compromissos com a realidade, ele inventou um veículo que se fragmenta em vários pedaços para andar melhor sobre terrenos irregulares.

Diferentemente dos outros carros, que são como caixas sobre rodas, o Flake é mais maleável, quase um ser vivo. O designer afirma que os fragmentos formam uma casca exterior mais mole que age como um freio/estabilizador de ar quando vira uma esquina, por exemplo, e ainda ajuda a liberar o calor do automóvel.

Em altas velocidades, os fragmentos podem se juntar, para melhorar o desempenho dos movimentos. Outro diferencial do conceito são os pneus. Com a base achatada, as rodas possuem sensores que rastreiam o caminho em tempo real permitindo que os pneus sejam moldados ao chão, garantindo maior contato, aderência e fluidez.

Tanto os pneus quanto dos fragmentos da lataria são controlados por um sistema de marionetes com minúsculos cabos superfortes e bobinas eletromagnéticas. Esse sistema permite também a verificação da pressão de cada pedaço e o ajuste da posição automaticamente. O Flake usa combustível sintético e sua estrutura é feita de fibras de carbono. De fato, bom demais para ser verdade.

Veja o vídeo de demonstração do Flake.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:DesignCarrosAutoindústriaVeículosCriatividadeInovação

Mais de Tecnologia

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção

CEO do YouTube limita tempo dos filhos no próprio YouTube

Trump que contratar 1.000 talentos com experiência em big techs

Microsoft se aproxima de US$ 5 trilhões com aposta em IA