Cápsula da SpaceX deve trazer astronautas de volta à Terra em 2 de agosto
Empresa de Elon Musk desenvolveu os foguetes utilizados pela Nasa na missão, a primeira em solo americano em 10 anos
Reuters
Publicado em 17 de julho de 2020 às 15h21.
Última atualização em 17 de julho de 2020 às 19h35.
Astronautas da Nasa que viajaram para a Estação Espacial Internacional no primeiro voo tripulado da SpaceX em maio devem retornar à Terra em 2 de agosto, depois de passar dois meses em órbita, disse um porta-voz da Nasa nesta sexta-feira.
Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley estão se preparando para a prova final da missão Demo-2 da SpaceX: um retorno coordenado caindo em algum lugar do Oceano Atlântico, o que encerrará a primeira missão tripulada da Nasa em solo americano em quase uma década.
Desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos foi encerrado, os astronautas da Nasa tiveram de pegar carona com a sonda russa Soyuz para entrar em órbita.
A Boeing, que está produzindo seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX, deve realizar o primeiro voo tripulado de seu veículo CST-100 Starliner no próximo ano. A Nasa concedeu no total quase 8 bilhões de dólares à SpaceX e à Boeing pelo desenvolvimento de seus foguetes.
Behnken está se preparando para sua última caminhada espacial no dia 21 de julho, antes de iniciar a preparação para deixar a estação espacial com Hurley, disse a Nasa. A equipe de planejamento da missão acompanhará a previsão do tempo para calcular a hora e o local precisos do colapso da Crew Dragon, disse o porta-voz da Nasa, acrescentando que a data ainda pode ser alterada.