Tecnologia

Cameron Diaz é o nome mais perigoso de se buscar na web

Cibercriminosos direcionam resultados de pesquisa a nomes de famosos a links maliciosos, com vírus e outras ameaças

Procurar pelo nome da atriz em sites de busca pode resultar em vírus (.)

Procurar pelo nome da atriz em sites de busca pode resultar em vírus (.)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 10h37.

São Paulo - A atriz norte-americana Cameron Diaz é a celebridade que oferece mais risco ao ter o nome pesquisado na internet, de acordo com um levantamento da empresa de segurança McAfee. De acordo com a companhia, por serem frequentes alvos de buscas, nomes de pessoas famosas são utilizados por criminosos virtuais para direcionar internautas a sites com códigos maliciosos.

Cameron Diaz passou a também atriz e modelo norte-americana Jessica Biel, que no ano passado liderava a lista. A segunda colocada no ranking é a atriz Julia Roberts. Entre os dez primeiros nomes na relação da McAfee, aparecem ainda as modelos brasileiras Gisele Bündchen e Adriana Lima.

"Este ano, os resultados de buscas por celebridades estão mais seguros do que estiveram nos últimos anos, mas ainda são perigosos", afirmou Dave Marcus, pesquisador do McAfee Labs, em nota à imprensa. Conforme a companhia, um em cada dez resultados de buscas por fotos ou outros downloads ligados à Cameron Diaz leva a sites com como vírus, spam, phishing ou outras ameaças.

O estudo da McAfee analisa os riscos de pesquisar nomes de atletas, músicos, políticos, comediantes e atores, atrizes e modelos de Hollywood. Enquanto astros e estrelas de filmes e modelos são "os mais perigosos", personalidades ligadas à política, como Barack Obama e Sarah Palin, estão entre os que oferecem menos risco, ocupando as posições 49 e 50 do ranking. "Cibercriminosos seguem os mesmos tópicos em evidência que os usuários comuns, e criam armadilhas baseadas nas últimas tendências", explicou Marcus.

Na divulgação do resultado da pesquisa, a empresa pede "cuidado com as beldades da Victoria's Secret": três das top models da grife aparecem entre os dez nomes mais perigosos - Gisele Bündchen (4º), Adriana Lima (6º) e Heidi Klum (9º). Entre esportistas, os tenistas Maria Sharapova (13º) e Andy Roddick (14º) são os que oferecem mais risco em buscas na internet, principalmente quando se procura por proteções de tela dos atletas. David Beckham aparece em 29º e Tiger Woods em 33º.

Nomes de celebridades teen como do cantor Justin Bieber e dos atores Miley Cyrus e Zac Efron são relativamente seguros para se buscar, segundo a McAfee. Eles aparecem nas posições 46, 44 e 40, respectivamente. Sensação na internet, a cantora Lady Gaga aparece na 37ª colocação.

Confira a lista dos nomes mais perigosos para se buscar na internet:

#NomeRisco*
1Cameron Diaz9,7%
2Julia Roberts8,9%
3Jessica Biel8,7%
4Gisele Bündchen8,3%
5Brad Pitt8,1%
6Adriana Lima8,0%
7Jennifer Love Hewitt7,8%
 Nicole Kidman7,8%
9Tom Cruise7,6%
10Heidi Klum7,4%
 Penélope Cruz7,4%
12Anna Paquin7,2%
*O percentual representa a proporção de sites maliciosos em relação ao total de resultados de busca

 

Leia outras notícias sobre segurança

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AntivírusBuscacrimes-digitaisHackersInternetseguranca-digital

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível