Tecnologia

Câmeras da CET-Rio terão software para detectar aglomerações

Uma luz vermelha vai acender no painel do Centro de Operações (COR), da prefeitura do Rio, que poderá acionar o Disk-Aglomeração

Rio de Janeiro: software identificará grupos com a uma distância minima de até 0,5 metros de distância (Bruna Prado/Getty Images)

Rio de Janeiro: software identificará grupos com a uma distância minima de até 0,5 metros de distância (Bruna Prado/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 12 de maio de 2020 às 06h53.

As 489 câmeras da Companhia de Engenahria de Tráfego (CET-Rio), que monitoram o tráfego da cidade, contarão a partir desta quarta-feira com uma espécie de detector de aglomerações. Um software conectado ao controle das câmeras no Centro de Operações (COR) permitirá identificar grupos formados por pessoas com a uma distância minima de até 0,5 metros entre cada integrante. Uma luz vermelha vai acender no painel do COR que poderá acionar o Disk-Aglomeração da Secretaria de Ordem Pública(Seop).

"Serão três luzes de identificação. Verde, indica que as pessoas estão a uma distãncia de mais de 1,5 metros e amarela, indica que a distância entre elas é de apenas 1,5 metros. Entre 0,5 metros e 1,5 metros haverá uma luz vermelha de alerta", disse o presidente da CET-Rio, Airton Aguiar.

O presidente da CET diz que esse recurso permitirá que a Seop faça operações quase que em tempo real. Em um teste realizado nesta segunda-feira, os técnicos conseguiram identificar duas pessoas na areia, na altura da Rua Farme de Amoedo, em Ipanema.

Hoje, a prefeitura já conta com dois recursos para avaliar aglomerações. Em parceria com a Tim, consegue com base em aparelhos ligados georreferenciar os locais com maior probabilidade de aglomerações. Outro software permite estimar, também pelas câmeras da CET-Rio, qual o número de pessoas circulando em determinadas vias, para calcular, após determinado tempo, o índice de isolamento social. A diferença, agora, explica Aguiar, é que esse recurso é em tempo real.

A tecnologia foi desenvolvida pela Engie do Brasil, que faz a manutenção das câmeras da CET-Rio. O gerente da área digital da empresa, Vinicius Camara, diz que o software está sendo cedido gratuitamente à prefeitura. A ideia é que o Rio sirva de vitrine para demonstrar a tecnologia:

"O sistema usa inteligência artificial para detectar as aglomerações", explicou Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroInteligência artificialCoronavírus

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA