Tecnologia

Brasileiros se preocupam com vigilância online, diz pesquisa

De acordo com o levantamento, 80% dos brasileiros acreditam que os americanos não deveriam interceptar, armazenar ou analisar a utilização da internet por aqui


	Internet: 80% dos brasileiros acreditam que os americanos não deveriam interceptar o uso da internet por aqui
 (SeongJoon Cho/Bloomberg)

Internet: 80% dos brasileiros acreditam que os americanos não deveriam interceptar o uso da internet por aqui (SeongJoon Cho/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 21h00.

São Paulo - A privacidade na internet é uma preocupação para muitos brasileiros. Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa divulgada pela Anistia Internacional.

De acordo com o levantamento, 80% dos brasileiros acreditam que os americanos não deveriam interceptar, armazenar ou analisar a utilização da internet por aqui.

Em outros países, a rejeição ao monitoramento da internet local pelos Estados Unidos varia entre 56% e 75%. Além do Brasil, só a Alemanha apresenta índices tão altos de rejeição aos americanos (também próximos de 80%).

A pesquisa também mostrou que 78% dos brasileiros acham que Facebook, Google e outras empresas de tecnologia devem proteger as comunicações para evitar que governos tenham acesso aos dados. A média global desse indicador no levantamento é de cerca de 60%.

“Vigilância em massa é o equivalente eletrônico do governo seguindo você e abrindo sua correspondência. Internautas querem ser seguidos por seus amigos, não por seus governos”, afirmou o vice-diretor de assuntos globais da Anistia Internacional Sherif Elsayed-Ali em nota divulgada pela entidade.

Cerca de 15 mil pessoas com mais de 18 anos participaram da pesquisa. O levantamento foi realizado em 13 países dos 5 continentes. Só no Brasil, a pesquisa entrevistou mais de mil pessoas entre os dias 4 e 11 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:InternetPrivacidadeServiços online

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida