34% dos entrevistados ouvidos pela Nielsen disseram acessar as rede sociais através de smartphones (Johan Larsson/Flickr)
Gabriela Ruic
Publicado em 10 de outubro de 2013 às 16h18.
São Paulo – Uma pesquisa divulgada hoje pela Nielsen revelou que grande parte dos usuários brasileiros de redes sociais gosta de realizar esta atividade enquanto assiste à televisão. De um universo com 500 entrevistados, 56% revelaram ter este hábito. Os números fazem parte do relatório da consultoria sobre o comportamento dos usuários de rede sociais e internet em toda a América Latina no primeiro trimestre de 2012 e levou em conta dados fornecidos por cerca de 3.500 pessoas.
Mas, além disso, a pesquisa revelou também que a atividade favorita dos brasileiros, realizada com frequência ao longo do dia, é o uso das redes para manter o contato com familiares, mencionada por 28% dos entrevistados. Em segundo lugar, empatadas e citadas por 24% entrevistados como recorrente ao longo do dia, estão o uso destes sites para manter e localizar amizades antigas e também para fins de entretenimento.
O título de meio favorito de acesso às redes sociais continua sendo o computador pessoal, citado por 96% dos entrevistados. Porém, 34% revelaram acessar este tipo de site através do telefone celular e 6% mencionaram os tablets ou e-readers como opção de visita aos sites.
Quanto às experiências mais compartilhadas pelos brasileiros nas redes sociais, a pesquisa apontou que 40% dos entrevistados tratam de assuntos relacionados a entretenimento. A categoria de eletrodomésticos ficou no segundo lugar, com 33% das menções. Já na terceira posição, experiências relacionadas com viagens e lazer foram citadas por 28% das pessoas.
A pesquisa também trouxe dados interessantes em relação ao perfil de consumo destes usuários. De acordo com os números, 36% dos brasileiros entrevistados disseram que é muito provável que, no ano que vem, efetuem compras com base em críticas online em serviços de entretenimento. 35% revelaram o mesmo em relação aos eletrônicos para o lar. Na terceira e quarta posição, com 29% e 28% das preferências, estão os eletrodomésticos e serviços de viagens e lazer.