Brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014

Motorola é a segunda empresa que mais vendeu aparelhos no Brasil

Os brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014. Os dados são de uma pesquisa da IDC chamada Mobile Phone Tracker Q4. Cerca de 54.5 milhões de celulares foram vendidos no ano passado, um crescimento de 55% em relação ao ano de 2013, quando 35.2 milhões de aparelhos foram comercializados no país.

O 4º trimestre do ano passado registrou recorde de vendas de smartphones no Brasil: 16,2 milhões de aparelhos foram comprados. O número é 43% mais alto que o do mesmo período no ano passado. A Black Friday é apontada pela IDC como a principal responsável pelo crescimento.

Apesar de não divulgar dados específicos, o Wall Street Journal obteve informações referentes às fabricantes de smartphones de maior sucesso no Brasil.  A novidade é que a Motorola ultrapassou a LG e assumiu o posto de segunda empresa que mais vendeu celulares no mercado brasileiro ao longo do ano de 2014.

O grande sucesso da fabricante foi o Moto G, um aparelho com configuração intermediária vendido em diversas edições, com preços que variam entre 600 e 899 reais.

Apesar da Motorola ter desbancado a LG, que agora é a terceira colocada, a empresa ficou bem atrás da Samsung, que oferece uma série de aparelhos da linha Galaxy no Brasil, vendidos em faixas de preço variadas. A fabricante sul-coreana lidera segmento de smartphones no país com parcela de 43% do mercado.

Nos próximos anos, grande parte do crescimento das vendas de smartphones será registrada na faixa de preço que vai de 100 a 300 dólares, segundo Ryan Reith, analista da IDC. No Brasil, empresas como a Apple ficarão com uma parcela de mercado entre 10 e 15%, enquanto a Motorola já atingiu 18%.

2015 – Mesmo com a alta do dólar, a consultoria prevê que mais 63,3 milhões de smartphones sejam vendidos ao longo de 2015.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.