Tecnologia

Brasil importa 80% dos softwares que consome, diz BNDES

Segundo estimativa, o Brasil gasta 8 bilhões de dólares por ano em programas de computador. Desse montante, 6,4 bilhões são importados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

Cerca de 80% dos softwares utilizados no Brasil são importados. A estimativa foi apresentada hoje (1º/4) pelo superintendente da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Gastaldoni, no Rio de Janeiro. Ele afirmou que o Brasil consome 8 bilhões de dólares por ano em programas de computador. Desse montante, 6,4 bilhões são importados.

"O setor de software é altamente dinâmico e cresce mais do que qualquer outro ramo. Além disso, é um produto transversal à economia, porque atende a todos os setores econômicos do Brasil, como agropecuária, comércio, indústria e serviços", afirma Gastaldoni. Por conta disso, a indústria de software virou um setor estratégico dentro da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior lançada no ano passado pelo governo federal, explica ele.

O superintendente do BNDES disse que, apesar de produzir pouco do produto que consome, o Brasil dispõe de de tecnologia e conhecimento para ter uma indústria forte de software. Uma carência que o banco tentará suprir é a falta de financiamento na aquisição para o consumidor final. Em princípio, o banco financiará 1 bilhão de dólares pelo programa Prosoft Comercialização, lançado hoje pela instituição.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025