Em programa americano, Gates elogia moeda, mas crê que governos devem manter controle sobre sistema monetário (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2013 às 13h36.
São Paulo - O criador da Microsoft, Bill Gates, elogiou o bitcoin durante entrevista ao canal de TV americano Fox Business. “É uma grande proeza técnica”, afirmou o executivo à apresentadora Liz Claman.
Gates acredita, contudo, que os governos devem manter o controle sobre o sistema monetário mundial. O bitcoin não é regulado por nenhuma autoridade, o que permite o fluxo livre da moeda virtual entre diferentes pontos do mundo. Também não há recolhimento de impostos sobre o dinheiro.
No programa, estavam presentes também os investidores americanos Warren Buffett e Charlie Munger. Ao ser questionado sobre o que pensava da moeda, Munger foi ríspido. “Acho que é veneno de rato”, afirmou, provocando risos dos outros convidados e da apresentadora.
“Coloque-o como indeciso”, disse Buffett. Munger admitiu a Liz que não sabe muito bem o que pretendem os adeptos da moeda virtual, mas que a considera profundamente falha.