Tecnologia

Bateria do iPhone 12 dura menos quando 5G é utilizado

Em comparação com os smartphones da linha Galaxy, da sul-coreana Samsung, a bateria do iPhone apresenta um desempenho ainda pior

iPhone 12: vida útil da bateria é reduzida quando 5G é utilizado (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

iPhone 12: vida útil da bateria é reduzida quando 5G é utilizado (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 09h38.

A adoção da tecnologia 5G foi apresentada como um grande diferencial do iPhone 12, lançado na semana passada pela Apple. Apesar da novidade, alguns testes realizados mostram que usar a nova rede, no fim das contas, pode ser prejudicial para a duração da bateria do smartphone --- que já não é conhecida como uma das melhores no mercado. A profissão mais valorizada na pandemia? Vire um "dev" com o curso de data science e Python da EXAME.

Segundo o site Tom's Guide, especializado no assunto, a bateria do modelo tradicional do novo iPhone perdeu duas horas de vida útil ao usar o 5G em vez do 4G --- e no iPhone 12 Pro a situação piorou, caindo 2h18. Para nível de comparação, no 4G a bateria do iPhone 12 chegou a durar 10 horas e 23 minutos, mas caiu para 8 horas e 25 minutos quando o 5G foi usado. Já o 12 Pro caiu de 11 horas e 24 minutos no 4G para 9 horas e 6 minutos.

Em comparação com os smartphones da linha Galaxy, da sul-coreana Samsung, a bateria do iPhone apresenta um desempenho ainda pior. O Galaxy S20, por exemplo, teve uma duração de bateria de até 9 horas e meia usando a rede, enquanto o Galaxy S20 Plus durou 10 horas e 31 minutos --- quase uma hora e meia a mais que o iPhone 12 Pro.

Outro celular que teve um desempenho melhor foi o OnePlus 8T, com uma duração de 10 horas e 49 minutos. Já o Google Pixel 5 apresentou quase uma hora a mais de vida útil de bateria em relação ao iPhone 12 --- com 9 horas e 29 minutos.

E a Apple sabe do problema. Tanto que adicionou uma ferramenta na nova versão do sistema operacional iOS para que o próprio celular consiga alternar entre redes de dados mais rápidas e mais lentas dependendo da situação da bateria a fim de aumentar seu desempenho. No entanto, o Tom's Guide afirma que, em alguns casos, será necessário fazer a troca manualmente.

"Quando você não está surfando na web, o modo de Dados Inteligentes do iPhone 12 consegue automaticamente alternar para o 4G para ajudar a salvar a vida da bateria. Mas isso só funciona em alguns cenários, como, por exemplo, quando você está ouvindo música com a tela desligada", explicou.

Outro problema que pode ser enfrentado pelos iPhones é o fato de que a rede 5G ainda não chegou a todos os lugares do mundo, como no Brasil, onde existe uma batalha para saber qual empresa prestará o serviço e com quais frequências as operadoras irão operar. O leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve acontecer somente no primeiro semestre de 2021 --- e a tecnologia deve ser adotada em seu potencial completo somente no segundo semestre do ano que vem.

Acompanhe tudo sobre:5GAppleCelularesempresas-de-tecnologiaiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA