Ballie: o robozinho que roubou a cena na CES 2020
Assistente virtual dentro de uma bolinha robótica chamou atenção do público no evento de tecnologia anual realizado em Las Vegas
Lucas Agrela
Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 05h55.
Última atualização em 10 de janeiro de 2020 às 06h55.
Las Vegas-- Todo ano, algum produto tecnológico se destaca dos demais na CES , a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. No ano passado, foi a vez da TV da LG com tela que enrola e se esconde em um rack. Em 2020, em meio a carros high-tech, novos smartphones e telas flexíveis, quem roubou a cena no evento foi a Ballie, um robozinho da Samsung que tem o formato de bola.
Parecida com o BB-8, da série cinematográfica Star Wars , da Disney , a Ballie foi concebida como um robô que auxilia e faz companhia para idosos -- sem dar o trabalho que um animal de estimação pode dar.
O robô pode ser um companheiro de caminhada, pois acompanha o dono conforme ele se afasta. Fora isso, ele terá lembretes para tomar medicamentos e se conectará a outros dispositivos eletrônicos, como um aspirador robô, que poderá iniciar a limpeza do piso quando você pedir a Ballie.
Além de estar dentro de um aparelho robótico, a diferença da Ballie para outros assistentes virtuais da Amazon, Apple ou Google é que ela será proativa. Ela poderá iniciar uma limpeza quando detectar uma bagunça ou ligar a TV quando notar que um cachorro está sozinho e com aspecto triste.
Preocupada com a privacidade, a Samsung destacou na apresentação do robô que ele pode "guardar segredos". Em seguida, explicou que não compartilhará dados de usuários com empresas parceiras sem o consentimento específico dos usuários para tanto. A sul-coreana se comprometeu publicamente a criar uma inteligência artificial na qual a pessoas possam confiar.
A Ballie teve o estande que mais atraiu pessoas, de olhares curiosos, durante a CES deste ano. Porém, a Samsung revelou poucos detalhes sobre ela. Não se sabe, por exemplo, preço, data de lançamento, duração de bateria ou quais idiomas ela compreenderá. Mas a aparência amigável e a semelhança com o BB-8 foram o suficiente para conquistar o público do evento.
Veja, a seguir, o vídeo de divulgação e conheça um pouco mais sobre a Ballie.