Tecnologia

Ativista chinês é condenada por post no Twitter

A mensagem de Cheng republicava um "tweet" de seu noivo, em que zomba chineses que destruíram produtos japoneses

Perfil de Cheng Jianping no Twitter (Reprodução/Twitter)

Perfil de Cheng Jianping no Twitter (Reprodução/Twitter)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 11h17.

Pequim - Autoridades chinesas sentenciaram uma ativista online a um ano de reeducação e trabalho forçado por postar uma mensagem satírica em seu perfil no Twitter, convocando pessoas a atacarem o pavilhão do Japão na Xangai Expo.

A Anistia Internacional (AI) afirmou que Cheng Jianping, que escreve na Internet sob o pseudônimo Wang Yi, foi condenada na segunda-feira por "perturbar a ordem social".

A mensagem de Cheng republicava um "tweet" de seu noivo, em que zomba chineses que destruíram produtos japoneses durante recentes protestos na China após uma disputa entre Pequim e Tóquio por ilhas ao leste do Mar da China, segundo a organização não-governamental.

A mensagem na rede social dizia: "Manifestações anti-Japão, destruir produtos japoneses, isso já foi feito anos atrás ... Não é nada de novo. Se realmente quiserem chocar, vão correndo para Xangai pra destruir o pavilhão japonês na exposição".

Ela acrescentou a frase: "Juventude enraivecida, atacar!", segundo a AI. O "tweet" foi reproduzido por apenas três pessoas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisseguranca-digitalTwitter

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA