As novidades que podemos esperar do Galaxy S III
Principal concorrente do iPhone, terceira versão do smartphone da Samsung chega no próximo mês e promete ser o Android mais potente
Gabriela Ruic
Publicado em 18 de abril de 2012 às 10h44.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
São Paulo – O Samsung Galaxy S III já tem data e local para lançamento: dia 3 de maio, em Londres (Reino Unido). Com a oficialização feita ontem pela empresa, especulam-se agora quais serão as principais novidades incorporadas à terceira geração do smartphone . O Galaxy S é o maior concorrente do iPhone e desde o seu primeiro lançamento, em 2010, já vendeu mais de 30 milhões de unidades em todo o planeta. Sua fabricante é líder no mercado americano de smartphones, com pouco mais de 25% de participação. Os dois fatos confirmam a popularidade e importância da Samsung e seu principal aparelho entre os fãs de Android. E entre os rumores principais, estão os que dizem respeito a potência do novo smartphone. Segundo executivos da própria Samsung, o Galaxy S III será o Android mais potente do mercado, equipado com a última versão do sistema operacional (4.0) e processador quatro núcleos. Espera-se também que o smartphone venha com suporte para rede 4G LTE e tela maior que o modelo anterior - 4,8 polegadas contra 4,5 do S II. Além das especificações técnicas convencionais, confira nas imagens outras novidades que a Samsung deve aparecer no Galaxy S III
Uma das novidades mais aguardadas é o chamado “eye-tracking control system”. A tecnologia permite acompanhar o movimento e posicionamento dos olhos. Segundo o Slashgear, o sistema será usado como uma espécie de dispositivo de segurança. O mecanismo irá monitorar se o usuário está olhando para o Galaxy S III e, caso não esteja, vai bloquear o smartphone automaticamente. O aparelho, de acordo com o site BGR (Boy Genious Report), também deve vir equipado com duas câmeras: uma frontal de 2 MP, na qual a tecnologia estará incorporada, e uma traseira de 8 MP de resolução.
Segundo o site coreano DDaily, o Galaxy S III pode ser o primeiro smartphone da categoria a contar com carregador de bateria sem fio. De acordo com o site, o aparelho poderá ter sua bateria alimentada quando localizado a uma distância de cerca de 2 m da fonte de energia. Há um provável erro nessa afirmação. A Samsung faz parte do Wireless Power Consortium, grupo de fabricantes que desenvolvem um padrão para carregadores de bateria sem fio. Mas o objetivo do grupo é criar um carregador que possa transferir a energia ao smartphone a, no máximo, alguns milímetros de distância. Assim, se o Galaxy S III realmente tiver um carregador sem fio, ele só deve funcionar com o smartphone muito próximo ou em contato com ele.
Há fortes indícios de que o Galaxy S III será o aparelho oficial dos Jogos Olímpicos 2012, que acontecem entre julho e agosto, em Londres. A maior prova disso é o anúncio feito ontem pela Samsung de que o aparelho seria lançado na capital britânica, próximo dia 3. De acordo com o The Telegraph, a fabricante já havia dado sinais de que produziria um smartphone temático em homenagem ao evento esportivo, o que reforça a possibilidade.
Além de carregar o peso do título “aparelho oficial dos jogos olímpicos”, é possível ainda, segundo o pessoal do BGR (Boy Genius Report), que o Galaxy S III seja feito em cerâmica e em várias cores. De acordo com o site, o aparelho contará com três opções de cores: os tradicionais preto e branco e também em azul. A Nokia é outra fabricante que apostou na variedade de cores para seu aparelho, o Lumia 900, que também é disponível em azul. E, parece que os americanos gostaram da variedade: o aparelho nessa cor é um dos smartphones mais vendidos na Amazon.