Tecnologia

Apple pode anunciar iPhone 5 e iPad mini em 12 de setembro

Atenção, fãs da Apple: a espera pelo iPhone 5 pode ser mais curta que o previsto. Há relatos de que ele e o iPad mini devem ser revelados no dia 12 de setembro

A ilustração do designer John Anastasiadis, divulgada no site iMore, mostra como deverá ser o iPhone 5 (John Anastasiadis / iMore / Reprodução)

A ilustração do designer John Anastasiadis, divulgada no site iMore, mostra como deverá ser o iPhone 5 (John Anastasiadis / iMore / Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17h12.

São Paulo — Até agora, aposta predominante no mercado era de que a Apple apresentaria o iPhone 5 e o iPad mini no final de setembro ou no começo de outubro. Mas novos relatos apontam que a Apple planeja anunciar dois aparelhos – e também novas versões do iPod touch e do MacBook Pro de 13 polegadas – já no dia 12 de setembro, uma quarta-feira.

Essa data foi divulgada pelo site iMore, que diz ter obtido a informação de “uma fonte que se mostrou confiável no passado”. Segundo o iMore, as entregas do iPhone 5 e dos outros produtos começariam em 21 de setembro, uma sexta-feira – nove dias depois do evento de lançamento.

A notícia do iMore chega poucos dias depois de o site francês App4Phone ter divulgado que o lançamento do iPhone 5 seria no dia 21 de setembro. O App4Phone diz ter recebido a informação de alguém ligado a uma indústria chinesa de acessórios para smartphones. 

O iPhone 4S foi apresentado no dia 4 de outubro de 2011 e começou a ser entregue 10 dias depois, em 14 de outubro. Assim, se a apresentação do iPhone 5 acontecer mesmo no dia 12 de setembro, o novo smartphone estará chegando ao mercado 11 meses depois do seus antecessor. A data é conveniente para a Apple, já que permitiria aproveitar bem a temporada de vendas de fim de ano, a mais importante para o comércio de smartphones (assim como de outros produtos).

Cabe considerar, também, que as vendas do iPhone 4S têm sido fracas nas últimas semanas. No segundo trimestre, a Apple vendeu 26 milhões de smartphones, contra 35 milhões no primeiro trimestre. Ao apresentar os resultados da empresa, há poucos dias, o CFO Peter Oppenheimer deu a atender que a razão para a queda nas vendas é que os consumidores estão aguardando o iPhone 5. Para a Apple, quanto antes acontecer o lançamento, melhor. 


Pelo que se sabe até agora, o iPhone 5 terá tela de 4 polegadas em formato mais alongado (16:9) que a do iPhone atual. Ele vai usar um novo conector de dados, com 19 pinos. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis. O cartão da operadora será menor, no novo formato nano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone.

O iPhone 5 também deve trazer suporte a redes celulares 4G LTE e conexão sem fio NFC – dois itens já presentes em concorrentes como o Galaxy S III, da Samsung. O que não se sabe, ainda, é como o novo smartphone da Apple vai se chamar. Embora muita gente se refira ao aparelho como iPhone 5, não há nenhum indício concreto de que seja esse o nome real.

Já as informações que temos sobre o iPad mini (outro nome não oficial) indicam que ele será muito parecido com os modelos maiores, mas terá tela com tamanho entre 7 e 8 polegadas. Também será mais barato, para brigar com o Nexus 7, do Google, que, com preço começando em 199 dólares, vem fazendo enorme sucesso nos quatro países onde já está à venda.

A Apple deve, ainda, apresentar a quinta geração do iPod touch, com tela de 4 polegadas em formato 16:9, como a do iPhone 5. Não há tanta certeza sobre o anúncio de um novo MacBook Pro de 13 polegadas. Há rumores de esse novo modelo, com tela Retina, de alta resolução, também será apresentado com o iPhone 5. Mas quatro produtos de uma só vez parece muito para a Apple. Assim, é possível que ela deixe esse novo MacBook para um evento posterior.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPad miniiPhoneiPhone 5iPodRumores techSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes