Tecnologia

Apple distorceu foto do Galaxy Tab para vencer Samsung

A Apple distorceu uma foto do Galaxy Tab para convencer a justiça alemã a proibir a venda do tablet da Samsung na Europa

Nesta foto, incluída no processo da Apple contra a Samsung, o Galaxy Tab 10.1 aparece distorcido (Reprodução / Apple)

Nesta foto, incluída no processo da Apple contra a Samsung, o Galaxy Tab 10.1 aparece distorcido (Reprodução / Apple)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de agosto de 2011 às 17h36.

São Paulo — Há cerca de uma semana, a Apple conseguiu um vitória expressiva contra a rival Samsung. Julgando um processo movido pela Apple, uma corte alemã proibiu a venda do Galaxy Tab, da Sumsung, em quase toda a União Europeia. A justiça alemã liberou a venda do produto hoje em outros países, mantendo a proibição na Alemanha. Enquanto isso, o processo da Apple foi parar na internet. Quando as pessoas começaram a examiná-lo, encontraram pelo menos uma foto do Galaxy Tab claramente distorcida para que o tablet parecesse ter o mesmo formato do iPad.

A falsificação foi notada primeiro pelo noticiário holandês Webwereld. Na página 28 do processo, um par de fotos mostra o iPad e o Galaxy Tab 10.1 lado a lado, com formatos idênticos. Em ambos, a relação entre altura e largura é de aproximadamente 1,3. Mas o verdadeiro Galaxy Tab 10.1 tem tela mais alongada. Sua relação de aspecto é quase 1,5. Basta olhar uma foto verdadeira do Galaxy Tab 10.1 para notar que a imagem publicada foi manipulada de modo a alterar o formato.

A Apple não cita, no processo, a relação de aspecto como uma das similaridades. O texto que acompanha as fotos enfatiza que o Galaxy Tab 10.1 tem a mesma aparência geral do iPad, com cantos arredondados, superfície plana e moldura metálica. Também diz que, quando ligados, os dois tablets exibem ícones parecidos na tela.

Outras fotos presentes no documento mostram os produtos em ângulo, sem enfatizar a relação de aspecto, e parecem não ter o mesmo tipo de distorção. Em outras palavras, a Apple não mente no texto entregue à justiça alemã. Mas a foto dos dois tablets incluída nele certamente não corresponde à verdade. É surpreendente que os advogados de Steve Jobs tenham apelado para uma falsificação tão facilmente perceptível. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidiPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPadTecnologia da informaçãoTabletsEmpresas coreanasAppleSamsungGalaxyGalaxy Tab

Mais de Tecnologia

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs

Samsung recebe licença dos EUA para exportar equipamentos à China, diz Reuters