Apple continua líder, mas perde participação nos tablets

Mercado de tablets com o sistema Android tem apresentado um crescimento cada vez maior no mundo

São Paulo - Embora continue líder pelo décimo trimestre seguido, a Apple perdeu participação na quantidade de tablets embarcados no terceiro trimestre de 2012, caindo 14 pontos percentuais no período, segundo levantamento da ABI Research divulgado nesta terça-feira, 27. Isso acontece porque o mercado de tablets com o sistema Android tem apresentado um crescimento cada vez maior no mundo, ainda segundo a empresa de pesquisa.

Atualmente, o iPad ainda é responsável por 55% dos envios de unidades. Embora seja uma liderança isolada, a Apple decidiu não arriscar e lançou o iPad mini com um custo menor para brigar com os tablets Android de 7 polegadas, embora a ABI afirme que a companhia de Cupertino "falhou" por não entregar um aparelho que trouxesse inovação, preço competitivo e disponibilidade imediata durante o período de vendas mais crítico do ano nos Estados Unidos (o do feriado de Ação de Graças, em novembro).

Sem divulgar números exatos, a firma diz que Samsung, Amazon e ASUS são as demais empresas com maior participação neste mercado entre as fabricantes. Em relação a sistema operacional, porém, o Android vem chegando cada vez mais próximo: 44% de participação em envio de tablets. A ABI espera que a participação do Google cresça, já que o sistema da empresa é o escolhido pela maioria dos fabricantes dos aparelhos.

A consultoria destaca ainda a chegada de mais dispositivos Android, que estão ficando melhores e alcançando mais mercados. Desenvolvimento de aplicativos e conteúdo para a plataforma também estão melhorando, analisa a ABI.

Análise

Tal como aconteceu no segmento de smartphones, o Android também será o sistema operacional líder em tablets. È apenas uma questão de tempo. A plataforma da Google só não ganhou mais espaço até agora em tablets porque seu catálogo de aplicativos ainda está alguns degraus atrás daquele oferecido para o iPad. Mas isso está mudando rapidamente.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.