Após vazamento, eBay pede para que usuários troquem as senhas
Pedido é mais uma medida preventiva, já que as combinações estão criptografadas; troca de palavras-chave também deve ser feita em serviços que utilizem a mesma
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2014 às 10h07.
O eBay anunciou nesta quarta-feira que uma quebra de segurança comprometeu um banco de dados cheio de senhas criptografadas. Pelo risco de essas palavras-chave serem decriptadas, isso a empresa pede para que todos os seus mais de 112 milhões de usuários troquem as combinações o quanto antes.
De acordo com a empresa, o vazamento ocorreu entre o final de fevereiro e o começo de março deste ano, e os cibercriminosos usaram credenciais roubadas de um um pequeno número de funcionários. A invasão envolveu ainda outros dados não financeiros, mas pessoais, como e-mails, nomes, endereços de entrega, telefones e datas de nascimento dos usuários.
Como explicou a companhia em comunicado, mesmo com a quebra de segurança, não foram detectadas movimentações suspeitas em contas nas redes do eBay. Além disso, nenhum acesso não autorizado a dados de cartões de crédito, tanto no site de leilões quanto no PayPal, foi notado nos testes. Ou seja, a troca de senhas parece ser mais uma medida preventiva.
No comunicado, o gigante do comércio eletrônico não explicou que tipo de criptografia utiliza para proteger as senhas dos usuários. Mas como o vazamento aconteceu há mais de um mês e nada suspeito foi detectado até agora, é de se imaginar que seja forte.
Clientes do site receberão e-mails do eBay ainda nesta quarta-feira recomendado a troca de combinações. O ideal é que sigam a dica, substituindo as senhas também em outros serviços que utilizem a mesma palavra-chave uma prática que deve ser evitada a todo custo.
Aliás, vale ficar atento para o remetente das mensagens de alerta que chegarem: só clique em links que forem do eBay mesmo, para não cair em eventuais golpes. Ou, se não quiser arriscar, vá direto às configurações de conta na página e mude a senha por lá mesmo.