Ciência

Após 40 anos, homem volta a ver com ajuda de olho biônico

Graças ao Argus II, um implante, um morador dos Estados Unidos voltou a enxergar. Implante trabalha em parceria com uma câmera instalada em um par de óculos


	Olhos: depois de 40 anos sem enxergar, homem volta a ver com olho biônico
 (BananaStock/Thinkstock)

Olhos: depois de 40 anos sem enxergar, homem volta a ver com olho biônico (BananaStock/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de maio de 2016 às 08h00.

São Paulo – John Jameson, um residente do Texas, Estados Unidos, voltou a enxergar depois de 40 anos de cegueira. Isso aconteceu graças a um implante realizado em seu olho.

A tecnologia usada é uma retina artificial, chamada Argus II. De forma simples, a Argus II envolve um par de óculos especiais e uma camada de eletrodos que é fixada nos olhos do paciente. A tecnologia permite que alguns cegos voltem a ver padrões de luzes e algumas imagens. Apesar da melhor, a visão não é completamente restaurada.

De acordo com Jameson, desde a cirurgia, sua visão tem melhorado a cada dia, à medida que seu cérebro se adapta à nova tecnologia.

“Quando você é criança, acorda na manhã de Natal e vê a árvore cheia de luzes, presente e tudo mais. Isso é uma grande alegria. Agora, isso acontece comigo todos os dias, todo dia eu acordo e posso ver mais”, disse em entrevista ao Texas Standard. “Quando acordo, eu amo ficar vendo a natureza acordar também. É como um milagre.”

O implante Argus II foi criado pela empresa americana Second Sight. Uma câmera que fica acoplada ao par de óculos capta as imagens. O conteúdo é transformado em pulsos elétricos e enviado para o implante, usando uma conexão sem fio.

Os eletrodos estimulam as células que ainda sobrevivem no olho, que enviam informações para o cérebro—que as converte em imagem.

O procedimento foi regularizado pela FDA (Administração de Drogas e Alimentos, órgão federal dos Estados Unidos) em 2014 e vem sendo usado aos poucos por médicos americanos.

Para que um paciente possa receber o implante, existem algumas condições. É preciso ser maior de 25 anos, ter tido visão funcional em algum momento da vida e ter algum grau de cegueza grave, para que a melhora trazida pelo Argus II seja relevante.

Acompanhe tudo sobre:Medicina

Mais de Ciência

O Switch 2 está fracassando? Nintendo revisa planos e projeções

O que acontece com seus dados quando você morre? Entenda o que é herança digital e como protegê-la

Como evitar delay na transmissão da Copa do Mundo e não ouvir o gol pelo vizinho

Televisão para Copa do Mundo: valores, modelos mais avançados e maiores para assistir aos jogos