Aplicativo avisa epilépticos quando eles estão prestes a sofrer uma convulsão

Desenvolvido por pesquisadores japoneses, o app avisa com 30 segundos de antecedência sobre a ocorrência do ataque

Um novo aparelho desenvolvido por pesquisadores japoneses pode avisar pessoas que sofrem de epilepsia quando elas estiverem prestes a ter uma convulsão.

O sistema usa um pequeno sensor, colocado próximo do coração ou da clavícula, que detecta se os batimentos cardíacos do usuário estão com comportamento anormal.

Nesses casos, o sensor envia uma mensagem para o smartphone do usuário 30 segundos antes da convulsão, tempo suficiente para que a pessoa se prepare para o ataque e evite potenciais ferimentos.

Desenvolvido por cientistas das universidades de Kyoto e Tóquio, o aplicativo, testado com sucesso em 60 pacientes locais, deve estar disponível para uso em até cinco anos.

O custo do sistema seria de 100 dólares, equivalentes a 270 reais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia no mundo todo. Cerca de 30% delas não tem controle sobre suas convulsões.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.