Tecnologia

Aparelho permite operação com pouca visão em aeroportos

Curitiba - O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), será um dos três terminais do país beneficiados com a instalação do aparelho ILS3. O aparelho permite pousos e decolagens de aviões sem nenhuma visibilidade e será implantado também no Galeão, no Rio de Janeiro, e em Guarulhos, em São Paulo. De acordo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Curitiba - O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), será um dos três terminais do país beneficiados com a instalação do aparelho ILS3. O aparelho permite pousos e decolagens de aviões sem nenhuma visibilidade e será implantado também no Galeão, no Rio de Janeiro, e em Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com o governo paranaense, o equipamento será instalado em 2011, tornando o Afonso Pena o primeiro aeroporto da América Latina a contar com essa tecnologia de localização por radar. O terminal é o que registra mais ocorrências de atrasos e cancelamentos de voos por falta de visibilidade em todo o país.

O Ministério da Defesa vai investir R$ 73 milhões até 2013 na ampliação do terminal de passageiros, da área de manobras, melhorias na infraestrutura das pistas e construção de uma terceira pista para pousos e decolagens no Afonso Pena. O governo do estado adiantou que técnicos do ministério visitarão o terminal nas próximas semanas para definir o início da obra da terceira pista.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãoseguranca-digitalSetor de transporte

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia