Anúncios obrigatórios: YouTube inicia teste global para limitar acesso com Adblock
A plataforma de vídeos está lançando uma nova abordagem para encorajar usuários a visualizarem anúncios
Redação Exame
Publicado em 3 de julho de 2023 às 14h19.
Última atualização em 3 de julho de 2023 às 14h43.
O YouTube iniciou recentemente um "experimento global" visando limitar o acesso de usuários que empregamferramentas de adblock.A plataforma passou a exibir um aviso informando que, nestas condições,o usuário pode assistir apenas três vídeos. Junto disso, fez um apelo para que o usuário permita a exibição de anúncios.
As informações foram inicialmente divulgadas pelo site Bleeping Computer e posteriormente confirmadas pelo YouTube. Segundo o Tecnoblog, a empresa também levará a mensagem aos usuários brasileiros. Portanto, a aparição da mensagem em questão não deve ser motivo de estranhamento.
- Tesla supera expectativas e bate recorde de entregas no 2º trimestre
- Julho tem feriado? Confira as datas comemorativas do mês
- Falha técnica bloqueia cerca de 40 mil Bilhetes Únicos em São Paulo
- Musk anuncia que, em breve, limites de leitura no Twitter serão aumentados
- Morre em Brasília o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence
- Campeão mundial de boxe se aposenta aos 35 anos por problemas de memória
Leia também: Como baixar vídeos do YouTube sem instalar programas; saiba a forma mais fácil
Com o aviso de que "o player de vídeo será bloqueado após três vídeos",o YouTube ressalta que a publicidade é o que possibilita a manutenção da plataformade forma gratuita para "bilhões de usuários ao redor do mundo".
A plataforma esclarece ainda que a interrupção da reprodução de vídeos ocorrerá em situações extremas, quando o espectador tenta, repetidamente, acessar a plataforma com o adblock ativo.
Os usuários de adblock podem optar por incluir o YouTube na lista de sites autorizados a exibir publicidade. Outra alternativa seria desativar o bloqueador de anúncios sempre que for acessar a plataforma do Google.