Tecnologia

Anonymous ameça atacar Facebook em novembro

O grupo hacker Anonymous diz que Facebook sofrerá ataque por expor indevidamente informações privadas de usuários

Mensagens no Twitter indicam que apenas uma parte do grupo Anonymous está envolvida no ataque ao Facebook (Reprodução)

Mensagens no Twitter indicam que apenas uma parte do grupo Anonymous está envolvida no ataque ao Facebook (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2011 às 18h50.

São Paulo -- Mensagens atribuídas a membros do grupo hacker Anonymous revelam que os criminosos podem desferir um ataque ao site do Facebook no dia 5 de novembro. A ação seria motivada pelos seguidos problemas de privacidade ocorridos na rede social, que expõe dados de usuários menos afeitos aos controles de informação do site.

Os crackers têm reivindicado participação em diversos ataques a serviços de grandes empresas e governos. Entre elas, está a recente ação contra o site do Ministério da Defesa da Síria, que saiu do ar, em protesto contra a repressão do governo local a manifestantes.

A Operação Facebook, como vem sendo chamado o plano de ataque, foi revelado via Twitter pelo perfil @anonops, notoriamente usado pelo grupo, e no YouTube, por meio de um vídeo. Segundo os membros do Anonymous, a rede social tem vendido informações pessoais dos usuários a órgãos do governo e a empresas de espionagem.

A data para o pretenso ataque não foi escolhida à toa. No dia 5 de novembro de 1605, o soldado inglês católico Guy Fawkes, que serve de inspiração ao protagonista do HQ e também do filme V de Vingança (cuja máscara foi adotada como símbolo pelo Anonymous), participou de uma conspiração que pretendia matar o rei protestante James I, acusado de absolutista. Fawkes falhou e foi levado à forca no início do ano seguinte.

Segundo a mensagem dos crackers, o ataque será sofisticado e entrará para a história. Apesar do alarde, outros participantes da organização afirmaram não estar de acordo com a iniciativa. Segundo mensagem publicada no mesmo perfil na manhã desta quarta-feira, apenas alguns membros participam do planejamento da operação. A rede social não se manifestou sobre as ameaças. No vídeo abaixo (em inglês) o Anonymous explica as razões do ataque:

https://youtube.com/watch?v=SWQTS8zqYXU%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AnonymousEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookHackersInternetRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes

Procon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas

Não é só no Brasil: X está perdendo usuários nos EUA após vitória de Trump