android (JD Hancock / Flickr)
Da Redação
Publicado em 21 de novembro de 2013 às 12h39.
O sistema operacional móvel do Google segue dominando o mercado de smartphones, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pelo IDC. De acordo com a pesquisa, relacionada ao terceiro trimestre de 2013, o Android já ocupa 81% dos dispositivos móveis no mundo. Em segundo lugar continua o iOS, da Apple, com 12,9%, seguido do Windows Phone, com 3,6%.
Comparadas com as do mesmo período no ano passado, os sistemas do Google e da Microsoft apresentaram uma boa evolução. O robô verde detinha, na época, 74,9% do mercado, enquanto o WP engatinhava com 2%, estando ainda abaixo do BlackBerry situação revertida ainda no primeiro semestre deste ano.
O sistema operacional móvel da Apple, por sua vez, perdeu uma quantia considerável de mercado. Para efeito de comparação, no terceiro trimestre de 2013, o iOS estava presente em 14,4% dos smartphones e já havia chegado a mais de 16% nos três meses anteriores.
Mas há um fato curioso envolvendo os números. Apesar da enorme disparidade, o volume de vendas de aparelhos com iOS ainda é bem considerável, o que mostra que uma coisa não está totalmente ligada à outra. Apesar de deter apenas 12,9% do total do mercado, tendo perdido porcentual, a Apple sozinha ainda vende 33,8 milhões de celulares aumento de quase 7 milhões de unidades (ou 25,6%) em relação o mesmo período de 2012.
No caso do Windows Phone, o crescimento no porcentual é sutil 1,6% do ano passado para 2013. Mas as entregas de aparelhos subiram de forma muito mais acentuada, de 3,7 milhões para 9,5 mi, representando um aumento de 156%. Em alguns países da Europa, vale mencionar, o sistema da Microsoft já chegou a 10% do mercado caso da Itália, por exemplo. Assim, é bom a Apple, com seu sistema de smartphone único ou quase isso , começar a pensar em algumas novas táticas para não perder ainda mais espaço.
Os números do Android, no entanto, ainda são gigantescos. A grande variedade de aparelhos com o sistema fez com que o total de smartphones vendidos saltasse de 139,9 milhões do terceiro trimestre de 2012 para 211,6 mi agora. O total de dispositivos circulando no mundo nesses três meses, aliás, é de 261,1 milhões ante os cerca de 186 mi do ano passado.
O lado triste da história fica com a BlackBerry, que registrou uma queda de mais de 40% nas entregas de aparelhos, e possui agora apenas 1,7% do mercado. No porcentual, fica clara a crise e decadência da empresa, que detinha 8,4% no mesmo período em 2012.