Exame Logo

Android supera RIM e abre vantagem sobre Apple nos EUA

Entre os fabricantes de celulares, a Samsung segue na liderança, com 24,9% de market share, seguida por LG, com 20,8%, e Motorola na terceira posição, com fatia de 16,5%

Dados divulgados pela empresa Nielsen no último dia 3, apontavam que o Android já havia ultrapassado tanto a RIM quanto o iOS nos EUA (Justin Sullivan/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 08h37.

São Paulo – O Android ultrapassou nos EUA a RIM, assumindo o posto de sistema operacional mais utilizado no país. De quebra, aumentou a vantagem que já tinha sobre o iOS, da Apple.

É o que aponta o mais recente levantamento da com.Score, que coloca o robozinho do Google com 31,2% daquele mercado, contra 30,4% da agora vice-líder RIM, e 24,7% do sistema móvel da Apple.

Veja também

Nos dados que a comScore divulgou em fevereiro, o Android já havia chegado bem próximo da RIM ao saltar de 21,4% em setembro para 28,7% de market share em dezembro do ano passado, e ver a então primeira colocada derrapar, de 37,3% para 31,6% no mesmo período. Naquela pesquisa, a plataforma móvel do Google também já consolidava a sua supremacia sobre o iOS, cujo crescimento entre setembro e dezembro de 2010 foi praticamente nenhum: passou de 24,3% a 25%.

Nos novos números, o Android cresceu, nada mais nada menos, do que 7,7%, entre outubro de 2010 e janeiro deste ano, o iOS seguiu estagnado (passou de 24,6% a 24,7% no mesmo período) e a RIM despencou, de 35,8%, em outubro, para 30,4% no primeiro mês de 2011.

Microsoft e Palm, respectivamente quarto e quinto lugar do mercado, também registraram queda de participação. A primeira caiu de 9,7% para 8% e a segunda, de 3,9% a 3,2%, entre outubro de 2010 e janeiro deste ano.

Nielsen também coloca Android no topo

Dados divulgados pela empresa Nielsen no último dia 3, apontavam que o Android já havia ultrapassado tanto a RIM quanto o iOS nos EUA, tornando-se o sistema mais utilizado no país.

A pesquisa coloca a plataforma do Google com 29% daquele mercado, contra 27% de seus mais diretos concorrentes, RIM e Apple.

No entanto, ao divulgar seus números, a Nielsen fez uma ressalva: o Android atingiu os 29% ao vender seu sistema em vários aparelhos de diversas empresas, enquanto Apple e RIM possuem sistemas proprietários.

Fabricantes

Já entre os fabricantes de celulares, a Samsung segue na liderança do segmento móvel, com 24,9% de market share (tinha fechado dezembro com 24,8% do mercado americano), seguida por LG, com 20,8% (tinha 20,9% no último mês de 2010) e Motorola, na terceira posição, com fatia de 16,5% (tinha 16,7% em dezembro).

A RIM é a quarta colocada, com 8,6% do setor (tinha 8,5%). A Apple assumiu a quinta posição que era da Nokia, com participação de 7%, mesmo porcentual registrado pela empresa finlandesa em dezembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTelecomunicações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame