Android 5.0 Lollipop terá criptografia por padrão

Sistema utilizado protege os dados do usuário até mesmo em situações em que os dados sejam solicitados judicialmente para o Google

São Paulo - O Google anunciou uma novidade para a nova versão do seu sistema operacional Android: o sistema terá criptografia por padrão, ativada a partir do momento em que o usuário ligar o seu telefone.

O sistema utilizado protege os dados do usuário até mesmo em situações em que os dados sejam solicitados judicialmente para o Google, porque utiliza uma única chave que fica armazenada no próprio aparelho e é inacessível para o Google.

Não é de hoje que o sistema Android adota a criptografia, a diferença agora é que agora ela será adotada de forma padrão, a partir do momento em o usuário ligar o telefone, sem precisar ser configurada, o que fazia com a opção não fosse adotada.

"Pessoas usam senhas e chaves de combinação para proteger seus bens físicos. Com informações digitais, a criptografia atua como um cofre para proteger sua informação de ladrões e bisbilhoteiros", declarou a empresa em post no seu blog.

Outra novidade do sistema é a adoção de formas mais fáceis de desbloquear o aparelho por meio de um sistema chamado Smart Lock (Bloqueio Inteligente), que permite o desbloqueio do telefone usando pareamento por Bluetooth, NFC (sigla em inglês para Comunicação por Campo de Proximidade) ou simplesmente o sorriso do usuário, tornando desnecessário o uso de um código para bloqueio.

O Google diz ter melhorado o seu sistema de reconhecimento facial, de forma que, em apenas alguns instantes, o suficiente para o usuário verificar algumas notificações na tela de descanso do celular, o sistema faz a leitura do rosto e desbloqueio do smartphone.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.