São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou regulamento para que os serviços de televisão digital e de telefonia celular de quarta geração não gerem interferências entre si, num preparativo para o leilão da faixa de frequência de 700 MHz para o 4G, que deve ocorrer em agosto.
Segundo resolução publicada nesta segunda-feira pela Anatel no Diário Oficial da União, o regulamento serve para "para mitigação das eventuais interferências prejudiciais entre os serviços".
O documento inclui entre as medidas de redução das interferências aplicação de filtros e alteração de potências de transmissão. Se ainda assim houver problemas, a agência afirma que "por iniciativa própria ou solicitação dos envolvidos, atuará no sentido de possibilitar a exploração dos serviços", mas não dá detalhes.
-
1. 4G no Brasil
zoom_out_map
1/10 (Getty Images)
São Paulo — Desde 30 de abril, as quatro grandes operadoras de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo) oferecem o serviço de internet móvel
4G em mais de uma dezena de cidades em nove estados do Brasil. Até o fim do ano, a meta é que a rede esteja em 70 cidades em 21 estados. A promessa é que essas redes vão oferecer acesso à internet dez vezes mais rápido que o do 3G. Já presente em outros países, o 4G tem uma peculiaridade no Brasil: opera numa frequência de rádio incomum (2,5 GHz em vez dos 700 ou 800 GHz usados em outras partes do mundo). Por isso, muitos smartphones vendidos no exterior não são compatíveis com o 4G brasileiro. Apresentamos, a seguir, nove modelos compatíveis com a rede 4G no país.
-
2. Samsung Galaxy S4
zoom_out_map
2/10 (Samsung)
O Samsung Galaxy S4 custa cerca de 2.500 reais e é um dos três smartphones 4G da Samsung à venda no Brasil. O smartphone oferece ao usuário uma câmera traseira de 13 megapixels que pode ser usada ao mesmo tempo que a câmera frontal, de 2 megapixels. Outros destaques do Galaxy S4 são o poderoso processador de quatro núcleos, a tela de 5 polegadas e o peso: 130 gramas – o menor entre os celulares 4G no país.
-
3. LG Optimus G
zoom_out_map
3/10 (LG)
O processador de quatro núcleos e a câmera de 13 megapixels são alguns do destaques do LG Optimus G, único smartphone da LG com 4G disponível no mercado brasileiro. Com 2 GB de memória RAM e 32 GB de memória para armazenamento, o Optimus G tem tela de 4,7 polegadas e compartilha arquivos via NFC e Bluetooth 4.O smartphone custa cerca de 2 mil reais. A LG promete lançar novos smartphones 4G no Brasil até o meio do ano.
-
4. Motorola Razr HD
zoom_out_map
4/10 (Motorola)
O Motorola Razr HD custa 1.449 reais e foi o primeiro smartphone 4G fabricado no Brasil. Lançado em setembro de 2012 pela Motorola (portanto, antes de a rede 4G começar a funcionar comercialmente no país), o smartphone conta com tela de 4,7 polegadas. O Razor HD vem com 1 GB de RAM e 16 GB de memória para armazenamento (expansíveis para até 32 GB por meio do uso de um cartão microSD).
-
5. Nokia Lumia 920
zoom_out_map
5/10 (Nokia)
O Nokia Lumia 920 é o smartphone com 4G mais pesado à venda no mercado brasileiro. O celular pesa 185 gramas e custa cerca de 2 mil reais. Com tela de 4,5 polegadas e câmera de 8,7 megapixels, o Lumia 920 conta com 32 GB de memória para armazenamento e 1 GB de RAM. Como outros modelos da linha Lumia, ele roda o sistema Windows Phone.
-
6. Samsung Galaxy SIII
zoom_out_map
6/10 (Samsung)
Um dos smartphones mais vendidos do mundo, o Samsung Galaxy SIII custa cerca de 2 mil reais no Brasil e tem suporte para rede 4G brasileira. Com tela de 4,8 polegadas e processador de 4 núcleos, o smartphone tem 16 GB de memória interna. O sistema operacional do Galaxy SIII é o Android 4.1 e sua câmera principal tem definição de 8 megapixels. Já a frontal fotografa com resolução de 1,9 megapixel.
-
7. Blackberry Z10
zoom_out_map
7/10 (Blackberry)
O único smartphone da BlackBerry com 4G disponível no país custa cerca de 2.450 reais. O Z10 tem tela de 4,2 polegadas e pesa 140 gramas. O smartphone é também o primeiro lançado no país a contar com o novo sistema operacional da empresa, o BlackBerry 10 (BB10). Até setembro, a BlackBerry promete lançar mais um 4G no Brasil, o Q10.
-
8. Samsung Galaxy Express
zoom_out_map
8/10 (Samsung)
O Galaxy Express, da Samsung, é o smartphone com 4G mais barato do mercado brasileiro. O celular custa 1.350 reais e conta com câmera de 5 megapixels. A tela do Galaxy Express mede 4,5 polegadas e o smartphone pesa cerca de 140 gramas. O celular conta com processador de dois núcleos, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna (expansíveis para até 32 GB por meio de um cartão microSD).
-
9. Nokia Lumia 820
zoom_out_map
9/10 (Nokia)
A redução de impostos para smartphones fabricados no Brasil foi decisiva na queda do preço do Nokia Lumia 820, um dos dois smartphones da Nokia com suporte para rede 4G. Custando hoje cerca de 1.450 reais, o celular possui tela de 4,3 polegadas e pesa 160 gramas. Os 8 GB de memória interna do Lumia 820 podem ser expandidos para até 64 GB por meio de um cartão microSD. O smartphone conta com 1 GB de memória RAM e uma câmera de 8,7 megapixels.
-
10. Agora veja smartphones com uma boa relação custo/benefício
zoom_out_map
10/10 (Sony)