Tecnologia

Anatel investigará participação de empresas em espionagem

A Anatel terá ajuda da Polícia Federal e de outros órgãos federais para investigar o caso


	Telecomunicações: reportagem publicada domingo (7) pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).
 (Daniel Berehulak/Getty Images)

Telecomunicações: reportagem publicada domingo (7) pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). (Daniel Berehulak/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2013 às 14h05.

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou procedimento de investigação para apurar se empresas de telecomunicações sediadas no Brasil violaram o sigilo de dados e de comunicação telefônica. A decisão, anunciada hoje (8), é em resposta a denúncias sobre um suposto sistema de espionagem de cidadãos brasileiros, feito pelo governo dos Estados Unidos por meio da internet e da telefonia.

Reportagem publicada domingo (7) pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), segundo documentos divulgados pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden. Os dados eram monitorados por meio de um programa de vigilância eletrônica altamente secreto chamado Prism.

A Anatel terá ajuda da Polícia Federal e de outros órgãos federais para investigar o caso. De acordo com a agência, o sigilo de dados e de comunicações telefônicas “é um direito assegurado na Constituição, na legislação e na regulamentação da Anatel”, e sua violação “é passível de punição nas esferas cível, criminal e administrativa”.

Procurado pela Agência Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) informou que está aguardando procedimentos internos para se manifestar publicamente sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesEspionagemAnatel

Mais de Tecnologia

App Store viabilizou US$ 1,4 trilhão em venda e faturamento em 2025, diz relatório

Uma ilha flutuante movida a energia nuclear: o plano da China para o transporte marítimo

Instagram lança plano premium no Brasil por R$ 10 ao mês; veja o que muda

ChatGPT fora do ar: usuários relatam mensagens de erro no chatbot da OpenAI