AMD revela linha Ryzen 6000 com poder gráfico 100% maior que antecessora

Os processadores terão variações com até 8 núcleos e 16 threads, e podem chegar a ter frequências de até 5 GHz
 (Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)
Por André LopesPublicado em 04/01/2022 12:24 | Última atualização em 04/01/2022 15:14Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Nesta terça-feira, 4, a fabricante de processadores AMD aproveitou o aquecimento para a CES 2022, tradicional evento de tecnologia que ocorre amanhã, em Las Vegas, para apresentar a próxima geração de CPUs Ryzen 6000.

Chamada pelo codinome "Rembrandt", em homenagem ao pintor holandês, os processadores voltados para notebooks terão variações com até 8 núcleos e 16 threads, e podem chegar a ter frequências de até 5,0 GHz, algo que seria inédito para os processadores, com ou sem vídeo integrado, da AMD.

Segundo a CEO da AMD Lisa Su, a linha 6000 "Rembrandt", além da força de processamento, deve dobrar o desempenho gráfico integrado oferecido pelos antecessores Ryzen 5000.

Com essa capacidade, o novo chip promete entregar performance competitiva com placas de vídeo dedicadas bem estabelecidas no segmento de entrada, superando com margem a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti, listada pela Steam como uma das mais usadas para jogos.

As APUs "Rembrandt" devem exigir um novo soquete chamado de FP7, fator que exigirá atualização nas placas-mãe e memórias RAM. Por se valerem da nova plataforma, devem bater de frente com os processadores Alder Lake, da Intel, e M1, da Apple.

Além disso, as novas APUs são baseadas na arquitetura Zen3 + em 6 nanômetros, que promete mais desempenho e eficiência energética, com até 24 horas de autonomia de bateria, e também deve suportar memórias PCIe Gen4 e DDR5.

Nova AMD Radeon RX 6500 XT

Entre os anúncios também está uma nova placa de vídeo para os computadores de mesa. O novo hardware RX 6500 XT, também construído em 6 nanômetros, promete entregar bom custo-benefício.

Na apresentação, a AMD comparou a GPU com a RX 570 e com a GTX 1650, da Nvidia, e na qual se saiu melhor em todos os testes.

As placas RX 6500 XT ficam disponíveis a partir de 19 de janeiro pelo preço sugerido de US$ 199.

O lançamento acompanhará uma nova versão do software Radeon Adrenalin.

Veja Também

CES começa nesta quarta-feira em meio a esvaziamento
Tecnologia
Há 6 meses • 2 min de leitura

CES começa nesta quarta-feira em meio a esvaziamento

AMD anuncia Facebook como cliente; ações disparam
Mercados
Há um ano • 2 min de leitura

AMD anuncia Facebook como cliente; ações disparam