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Alunos da Singularity University discutem cidades de 2030

A INFO publicará toda semana as experiências do brasileiro Breno Soares, 23 anos, na Singularity University, nos Estados Unidos, instituição em que é bolsista

liza-kay
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Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2014 às 11h45.

A INFO publicará toda semana as experiências do brasileiro Breno Soares, 23 anos, naSingularity University, nos Estados Unidos, instituição em que é bolsista. Assis venceu o Call to Innovation – concurso promovido pelaFIAP– com uma plataforma unificada que integra sistemas operacionais da SPTrans, EMTU, CPTM, Metrô e Via Quatro, permitindo que o usuário tenha informações sobre chegadas e partidas, tempo de espera, condições da viagem e deslocamento.

Três semanas singulares
Após três semanas, finalmente começo a me acostumar com a rotina daqui da SU. Em tão pouco tempo passamos por tantas experiências: introduções das trilhas, desafios globais, dinâmicas de grupo, além de workshops.

Já na última semana mergulhamos mais a fundo no mundo das tecnologias, suas possibilidades, limitações conhecidas e seu futuro, ampliando nossa percepção sobre o que pode ser feito para atingir a meta de impacto positivo em um bilhão de pessoas. Por isso, quero destacar alguns momentos especiais.

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Urbanização e Política
Mat Burrows, ex-agente da CIA e membro do National Intelligence Council, nos apresentou seu estudo GLOBAL TRENDS 2030 – Alternative Worlds , o qual aborda possíveis cenários para o mundo no ano de 2030

Um dos principais destaques do relatório é a urbanização em massa vivida pela humanidade, e não é nada difícil imaginar o motivo. Atualmente, 50% da população global vive nas cidades e a expectativa de crescimento é que esse número chegue a 70% em 2030. Por isso, esse cenário é visto por muitos (e também por mim) como um desafio global durante as próximas décadas.

Ainda sobre este tema, também vimos a apresentação de Banning Garrett, que é consultor e atuou durante muitos anos com o objetivo de romper as barreiras entre a inovação tecnológica e o entendimento do governo.

De acordo com Garrett, para que os estados sejam bem sucedidos, precisamos fazer com que as cidades obtenham sucesso . Se quisermos impactar um bilhão de pessoas, esse impacto deve acontecer nas cidades.

Essa afirmação é sustentada pelas previsões do relatório de Mat Burrows. Ele aponta que em 2030, teremos 35 megacidades no planeta, além de importantes indicadores econômicos. Com isso, também teremos 35% de aumento na demanda de produção de alimentos e até 50% na demanda de energia e água.

Entretanto, não é preciso entrar em pânico. Já aprendemos por aqui que todo problema traz oportunidades. Como, por exemplo, a renovação das nossas cidades por meio de infraestruturas verdes, tecnologias de smart cities, melhorias de governança e produção local de comida, água e reciclagem.

Evolução dos objetos
“Para você, o que é ser um designer?” – Nos questiona Liza Kay, professora no California College of the Arts ( https://www.cca.edu ), com especialização no uso de design como uma ferramenta para aumento da produtividade na criação de novos produtos, marcas e serviços. Ela é autora do livro “ Moments of Impact: Design Strategic Conversations that accelerate change ”, que propõe um modo de trabalho para otimizar reuniões, ampliando a produtividade, reduzindo stress entre participantes e gerando motivação nas equipes para buscar soluções.

O livro de Kay vem com um kit que explica a metodologia que está disponível gratuitamente. Se você quiser conhecer, aí vai o link:

Ah, a resposta para a pergunta, ela mesma nos dá: se você toma decisões que afetam a vida de outras de outras pessoas, você é um designer.

Sobre design de produtos e serviços, tivemos a visão geral de que um bom design tem que ser funcional e também gerar engajamento emocional. Pode variar de algo básico e funcional até uma experiência como um todo.

Os melhores produtos e serviços não são apenas práticos, eles criam um envolvimento por meio de uma experiência agradável desde o momento que os vemos na prateleira ou os contratamos, até o último momento de uso. Diante disso, se quisermos que nossos projetos afetem bilhões de pessoas, precisamos pensar que o design - como uma experiência de alto envolvimento emocional - é fundamental para o sucesso.

Anousheh Ansari

“Imagination is more important than knowledge” – Anousheh Ansari. (A Imaginação é mais importante do que o conhecimento)

Outro destaque foi a participação de Anousheh Ansari, que nasceu no Irã e morou durante boa parte da sua vida nos Estados Unidos. Ela é empresária e foi a principal investidora do prêmio Ansari Xprize, que iniciou a nova era da exploração comercial do espaço com a vitória da Spaceship One, hoje incorporada à Virgin Galactic de Richard Branson.

Ansari nos contou como foi a preparação para o voo até a Estação Espacial Internacional (ISS). Ela foi a primeira “turista” espacial mulher a ir até a ISS. Sua preparação durou 9 meses e aconteceu na Start City, complexo de treinamento russo. Para participar do projeto, Ansari pagou 20 milhões de dólares para poder ter a terceira cadeira no módulo de lançamento Soyuz e ficou 9 dias a bordo da estação.

Desde seu retorno, ela tem se dedicado a transmitir a mensagem de inspiração para que mudemos nosso mundo, além de investir na nova era da exploração espacial, por meio da exploração comercial.

Além disso, ela é fundadora da Space Adventures, uma empresa com o objetivo de criar uma frota de veículos reutilizáveis para o transporte entre o espaço e a superfície. Por falar em exploração comercial do espaço, já existem empresas como a Planetary Resources (do próprio Peter Diamandis), e a Made in Space, que estão desenvolvendo soluções para extração de recursos em asteroides e impressão 3D no espaço.

Sobre UAVs

Mark Ciotola, Innovation Lab Fellow da Singularity, nos explicando os componentes básicos de um drone

Tivemos também o primeiro workshop de UAVs (Unmaned Aircraft Vehicles), ou Drones, onde pudemos entender um pouco melhor sobre o funcionamento e capacidades destes equipamentos.

Os drones têm aplicações muito diversas e certamente estão entre as tecnologias que irão predominar em nosso futuro, não apenas para entretenimento, mas para resgates, análises e monitoramento agrícola, situações de risco, inspeções estruturais em pontes e locais de difícil acesso etc.

Infelizmente, o aeromodelo da foto acabou quebrando antes que pudéssemos voar muito com ele, mas isso não nos impedirá de concertá-lo e construir outros durante o verão.

Para fechar...
Ufa! Isso é só um resumo do que aconteceu por aqui até agora. A expectativa (já confirmada pela equipe da Singularity University é que as próximas semanas sejam ainda mais intensas, pois teremos o inicio das sessões de workshop paralelas.

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