Tecnologia

Smartphone Alcatel Pixi4 6" tem telona e preço competitivo

Com tela grande e configuração de entrada, produto é voltado para quem quer pagar pouco por um novo celular

Alcatel Pixi 4 6

Alcatel Pixi 4 6

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de agosto de 2016 às 13h31.

Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 16h35.

logo-infolab

São Paulo -- O smartphone Alcatel Pixi4 6'' busca conquistar o consumidor pela combinação de tela grande e preço baixo. O gadget tem display de seis polegadas e custa bem menos de 1.000 reais. O preço sugerido pela fabricante é de 899 reais, mas é possível encontrá-lo à venda por menos de 700 reais. Confira ponto a ponto o que é bom e o que é ruim nesse smartphone para que a sua compra seja feita de maneira consciente.

Design

O Pixi4 6'' é como era de se esperar: consideravelmente grande. As bordas laterais ajudam a reduzir um pouco as proporções do aparelho. Com isso, a área frontal é bem aproveitada.

Os botões de interação com o sistema (home, voltar e multitarefa) são capacitivos e ficam logo abaixo do display. Isso é um ponto positivo do produto, pois a resolução da tela deixa de ficar ainda mais limitada, como acontece com botões que aparecem na própria tela.

Falando em display, a resolução não chega a ser HD. A proporção é de 540 por 960 pixels. Com isso, a densidade de pixels é bem baixa, são 212 por polegada.

Ou seja, usuários que querem um produto com tela grande para ver vídeos de qualidade podem se decepcionar com essa tela.

A tampa traseira do Pixi4 6'' é de plástico e fixa. Ela parece ser resistente o suficiente para o uso diário e é a grande responsável pela sensação de robustez que o smartphone passa quando o pegamos na mão pela primeira vez.

Câmeras

As câmeras de 13 MP e 8 MP do Alcatel Pixi4 6'' são bem básicas. Elas servem somente para fazer registros rápidos no dia a dia. As fotos tiradas com a câmera frontal não apresentam qualidade o suficiente para serem usadas como fotos de perfis em redes sociais, mas certamente dá para usá-la para fazer vídeos para o Snapchat ou para o Instagram.

Um recurso pouco comum é que a câmera frontal desse gadget tem flash. Como de praxe, a ideia é iluminar melhor a cena. O estouro de luz não é muito forte e tem desempenho razoável em locais parcialmente mal iluminados. Se o ambiente estive muito escuro, melhor deixar a fotografia para outra hora.

Agora a câmera traseira não lida bem com cenas com muita luz natural e, portanto, está abaixo do padrão visto em competidores com telas menores, como o Vibe K5, da Lenovo, ou o Quantum Go, da Quantum.

As imagens também apresentam ruído perceptível. Confira alguns exemplos a seguir.

Configuração

O Pixi4 6" é um produto básico. Ele tem um processador MediaTek quad-core, aliado a 1 GB de memória RAM e a uma GPU Mali. Essa combinação é o suficiente para rodar aplicativos de redes sociais, como Facebook e Twitter, mas jogos podem apresentar alguns travamentos ocasionados por gargalos de processamento.

O armazenamento interno é bem escasso. São 8 GB e cerca de 3 GB estão realmente livres para o uso. Por isso, o smartphone vem acompanhado de um cartão microSD de 16 GB. O slot, em si, tem suporte à expansão com cartões de até 32 GB.

Nos benchmarks, o dispositivo da Alcatel se mostrou inferior ao concorrente Neffos C5, o smartphone básico de estreia da TP-Link no mercado brasileiro. Confira os resultados a seguir.

BateriaA bateria do Pixi4 6'' é vítima da tela grande. Como ela demanda mais energia, a autonomia de uso intenso é baixa. No teste do INFOlab, o smartphone permaneceu ligado por quatro horas. Esse tempo é só um pouco maior do que o obtido pelo Xperia X, da Sony, e o Vibe K5.SistemaO sistema Android 5.1 Lollipop do Alcatel Pixi4 6" apresenta poucas mudanças de interface em relação ao Android puro e tem joguinhos e alguns apps úteis pré-instalados. Os melhores são o app de gestão de músicas Mix e o Smart Suite, que permite que o smartphone seja controlado a partir de um computador com sistema Windows.A Alcatel não informou se irá oferecer atualizações do Android ao Pixi4 6".   Vale a pena?O Alcatel Pixi4 6'' é um smartphone muito básico que tem sua tela grande como principal apelo, ao lado do preço baixo. É com produtos desse tipo que a fabricante ganha volume de vendas e está hoje entre as que mais vendem celulares no país. No entanto, esse gadget em questão não é voltado para consumidores exigentes ou heavy users. É preciso ter claro na cabeça no ato da compra que a sua tela grande é o seu principal diferencial. Tirando isso, existem outras opções de smartphones que podem oferecer uma experiência de uso mais completa ao consumidor.Ficha técnicaAvaliação técnica

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Pixi4 6''23946
Neffos C532131
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Pixi4 6''1824
Neffos C52598
Geekbench 3 (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Pixi4 6''1162
Neffos C51811
Basemark OS II (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Pixi4 6''385
Neffos C5664
Sistema OperacionalAndroid Lollipop 5.1
ProcessadorMediatek MT6580
CPU4x Cortex-A7
GPUMali-400 MP
Memória RAM1 GB
Armazenamento8 GB + microSD de até 32 GB
Tela6'' (540 x 960 pixels)
Peso186 g
Bateria2.580 mAh
Câmeras13 MP e 8 MP
PrósTela grande e preço baixo.
ContrasConfiguração de hardware e câmeras fracas; curta duração de bateria.
ConclusãoSmartphone que tem como único diferencial a tela de grande porte.
Configuração6.0
Usabilidade7.0
Foto6.0
Bateria4.5
Design7.5
Média6.0
PreçoR$ 899
Acompanhe tudo sobre:AndroidReviewsSmartphones

Mais de Tecnologia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

União Europeia emite advertência final para X sobre conteúdo perigoso

Samsung prevê salto nos lucros devido à demanda por chips de IA

Em pleno 2024, Japão consegue finalmente aposentar os disquetes; entenda por quê

Mais na Exame