Alcatel-Lucent troca presidentes após prejuízo bilionário
A CEO, Patrícia Russo, e o presidente do conselho, Serge Tchuruk, deverão deixar a empresa até o fim do ano, à medida que a empresa entra na fase pós-fusão
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 18h00.
A Alcatel-Lucent informou nesta terça-feira (29/07) que sua presidente executiva Patrícia Russo e o presidente do conselho diretor Serge Tchuruk deverão deixar a empresa até o fim do ano.
O anúncio da troca de comando vem após a companhia registrar prejuízo de 1,1 bilhão de euros no segundo trimestre, o equivalente a 1,7 bilhão de dólares - perdas maiores do que previam os analistas, em torno dos 590 milhões de euros. O faturamento da companhia recuou 5,2%, a 4,1 bilhões de euros.
Serge Tchuruk deverá permanecer na empresa até 1º de outubro. Pat Russo, como é conhecida no mercado, havia decidido permanecer até no máximo o fim do ano, mas concordou com o pedido do conselho diretor de permanecer até que um novo CEO seja indicado. A busca por um substituto já começou.
A empresa também informou que está começando uma mudança na composição do conselho e incluirá novos membros. "A fase da fusão ficou para trás. Estou orgulhoso de que Alcatel-Lucent tornou-se uma líder mundial em tecnologia que está transformando nossa sociedade. Agora é hora de a companhia ter sua própria personalidade, independente de seus dois antecessores", disse Tchuruk. Patrícia Russo informou que a companhia vai se beneficiar de uma nova liderança, alinhada com um novo conselho.
. Os resultados da empresa têm decepcionado os investidores desde a fusão da Alcatel, de origem francesa, com a norte-americana Lucent, em novembro de 2006. Desde então, as ações da nova companhia - que são transacionadas na bolsa de Paris - caíram para 3,77 euros, mais de 60% no último ano.