Tecnologia

Alcatel-Lucent será fornecedora da rede 4G da Claro

A primeira implementação será em Porto Rico e começará dentro de algumas semanas

O acordo continental com a América Móvil está entre os mais importantes da fabricante em 4G até agora (Prolineserver/Wikimedia Commons)

O acordo continental com a América Móvil está entre os mais importantes da fabricante em 4G até agora (Prolineserver/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 15h33.

Sçao Paulo - A Alcatel-Lucent foi escolhida como fornecedora da rede de quarta geração (4G) da Claro na América Latina com equipamentos do padrão Long Term Evolution (LTE).

A primeira implementação será em Porto Rico e começará dentro de algumas semanas. Em outros mercados ainda é necessário aguardar pelo leilão de freqüências apropriadas para esse serviço. O valor do contrato não foi divulgado.

Análise

O mercado de redes de terceira geração (3G) na América Latina foi amplamente dominado pela Ericsson e pela Huawei. A Alcatel-Lucent não conseguiu conquistar um espaço tão relevante quanto as concorrentes, mas aproveitou esse período de baixa para se preparar para a chegada do 4G.

A empresa participou de mais de 70 testes internacionais da tecnologia e já conquistou 20 contratos comerciais. O acordo continental com a América Móvil certamente está entre os mais importantes da fabricante em 4G até agora.

Vale lembrar que em mercados com grande extensão territorial como o Brasil não é comum as operadoras contarem com apenas um fornecedor de rede.

O costume é dividir o país em duas ou três regiões e escolher um fabricante para cada. Portanto, é provável que a Alcatel-Lucent tenha companhia de um ou mais concorrentes quando a Claro montar sua rede LTE no País.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasServiçosempresas-de-tecnologia3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas francesasEmpresas mexicanasClaroTelefonia4GAlcatel

Mais de Tecnologia

Mark Zuckerberg anuncia iniciativa Meta Compute para ter infraestrutura própria de IA

Startups nucleares atraem investimento bilionário com reatores de pequeno porte

Como a Apple impulsionou o Google ao clube dos US$ 4 tri em valor de mercado

Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-chair