Tecnologia

Aberta consulta de preço em compartilhamento de postes

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abre nesta segunda-feira, 5, consulta pública sobre a proposta de resolução que estabelece um preço de...

Antena (Reprodução)

Antena (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abre nesta segunda-feira, 5, consulta pública sobre a proposta de resolução que estabelece um preço de referência para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia e empresas de telecomunicações.

Segundo o texto aprovado pela Anatel e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira, o valor a ser pago pelas empresas de telecomunicação às distribuidoras de energia será de R$ 2,44 por ponto de fixação, por mês. Como a negociação é livre, o preço de referência só valerá para casos de solução de conflitos.

De acordo com as agências, o objetivo do regulamento é coibir o uso do poder de mercado por parte das grandes companhias dos dois setores, impedindo, por exemplo, que as companhias de telecomunicações mantenham cabos desligados nos postes apenas para ocupar o espaço e evitar que concorrentes possam usá-lo. Os dois órgãos explicam que o poste é um ativo da concessão, não da distribuidora, e que o foco da norma não é arrecadar, mas disciplinar o uso eficiente do equipamento.

O texto completo da proposta de resolução estará disponível no site e na sede da Anatel a partir das 14 horas. As contribuições por formulário eletrônico devem ser encaminhadas à Anatel até as 24h do dia 19 de setembro. Serão aceitas também sugestões por carta, fax ou correio eletrônico se recebidas até as 18h do mesmo dia.

 

Acompanhe tudo sobre:AnatelINFOTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025