A tecnologia que transformou Miami
Sistema inteligente controla da iluminação à lotação de presídios
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2014 às 10h00.
Com uma população de quase 3 milhões de pessoas, o condado de Miami-Dade, no estado americano da Flórida, adotou ferramentas que deram mais eficiência à gestão de serviços públicos, como o abastecimento de água e energia, a coleta de lixo e a administração de parques, bibliotecas e hospitais. A solução, que associa computação em nuvem a recursos sofisticados de análise de dados, fornece aos funcionários um acesso contínuo a relatórios que os ajudam na tomada de decisões e estende dados relacionados ao município a todos os seus cidadãos, por meio do próprio site.
Em algumas áreas, o município, que engloba Miami – um dos principais destinos turísticos do país, com mais de 38 milhões de visitantes a cada ano –, conseguiu melhorias significativas. O departamento de Justiça, por exemplo, usou a ferramenta para criar, em uma semana, um relatório completo sobre os presídios. Com isso, demandas como o controle e a distribuição dos detentos passaram a ser administradas automaticamente, sem nenhuma intervenção humana. “O município nunca dorme, e nossos serviços precisam estar disponíveis 24 horas por dia”, diz Adrienne Di Prima, gerente de estratégia de Miami-Dade. “O Corpo de Bombeiros, a polícia, os presídios e os hospitais precisam que seus sistemas estejam online e é por isso que decidimos adotar um sistema de TI altamente confiável e disponível.”
A implantação do sistema em nuvem trouxe outras melhorias a Miami-Dade, como a instalação de um sistema de planejamento de sucessão, com orçamentos e tendências para os próximos anos, uma página para que a população possa acompanhar os gastos e um sistema que mostra a economia de energia em espaços públicos. “Dar às pessoas mais conhecimento sobre onde o dinheiro arrecadado é investido as ajuda a entender como o município é governado e faz com que tenham mais embasamento em época de eleição”, diz Di Prima.