-
1. Luminária de tempestade
zoom_out_map
1/8 (Divulgação/Cloud Lamp)
O designer Richard Clarkson criou a Cloud Lamp. A luminária simula o formato e a textura de uma nuvem. O mais interessante é que ela simula pequenos raios, que são acompanhados por músicas.
Os alto-falantes ficam escondidos dentro de um corpo de fibras sintéticas muito parecidas com algodão. É nesse chumaço que também estão dezenas de lâmpadas LED de várias cores que simulam os raios.
A luminária é controlada por um processador arduíno. Há também sensores de movimento que detectam a presença do usuário e criam o relâmpago. Os alto-falantes não servem apenas para fazer os efeitos sonoros da tempestade. O usuário também pode transformar a luminária em uma espécie de dock ao conectar seu dispositivo móvel com a luminária pelo Bluetooth.
-
2. Girassol Solar
zoom_out_map
2/8 (Divulgação)
O XD Design, um escritório chinês, criou um dispositivo equipado com um Girassol Solar capaz de absorver a energia solar e transformá-la em eletricidade para recarregar equipamentos eletrônicos.
O Girassol Solar oferece opções para o usuário recarregar o gadget a partir de uma entrada miniUSB para uma saída USB. A flor tem dez centímetros e fica sobre o topo de uma haste com 23 centímetros. O vaso é equipado com uma bateria de lítio recarregável, com capacidade de 2500 mAh, e funciona como uma central de carregamento.
Duas luzes são responsáveis por mostrar o status da bateria, que é capaz de carregar celulares, mp3, tablets, luminárias, entre outras coisas. O Girassol pode ser mantido sobre a mesa. Assim, além de recarregar os gadgets, também pode decorar o ambiente, como se fosse uma flor natural.
-
3. Abajur-cogumelo
zoom_out_map
3/8 (Divulgação)
Se você está cansado da sua mesa monótona do escritório ou da escrivaninha sem graça de casa, pode se interessar em ter uma criação de cogumelos mágicos perto de você. Isso pode ser feito com um abajur um tanto quanto diferente. O Kinoko USB é um abajur divertido, versátil, que se conecta ao computador e produz energia de maneira eficiente e sustentável.
São três grandes cogumelos artificiais que parecem brotar da grama do vaso. E o mais legal: as lâmpadas com formato de cogumelo mudam de cor ao longo do dia. Para carregar as lâmpadas, é preciso de luz natural. Quando a bateria estiver carregada, os cogumelos ficarão acesos por cerca de oito horas. Porém, as especificações da empresa não dizem quando tempo leva para carregar as lâmpadas. Além disso, se o seu escritório não tiver luz natural, é possível carregar o abajur ao conectá-lo ao seu computador por USB.
-
4. Bonsai fotovoltaico
zoom_out_map
4/8 (Divulgação)
O designer francês Vivien Mulle, inspirado na fotossíntese das árvores, usou um ícone da cultura oriental para criar uma árvore na bandeja. Mas no lugar de terra e semente, escolheu plástico e painéis solares.
O Electree+ é um bonsai contemporâneo cujas folhas são pequenos painéis fotovoltaicos. São 27 painéis distribuídos em módulos, o que permite que o bonsai seja montado de várias formas. Isso também garante mais eficiência dos painéis solares.
A energia captada fica armazenada em uma bateria de 14 mil mAh. Para conseguir a carga completa da bateria interna do Electree+ é necessário deixá-lo exposto ao sol por 36 horas. No entanto, ele é capaz de fornecer a recarga para um smartphone após quatro horas de exposição. Quando a carga de energia estiver completa, o aparelho consegue recarregar um iPhone nove vezes.
-
5. Luminária-estufa
zoom_out_map
5/8 (Divulgação)
O designer tcheco Kristýna Pojerová criou a Greenhouse Lamp, uma cúpula de vidro suspensa com uma calha interna para a plantação de pequenas plantas em ambientes urbanos.
Há uma abertura no centro da lâmpada que permite o acesso rápido com a mão para o interior da lâmpada. O buraco também garante uma ventilação adequada e melhora o clima dentro da estufa.
-
6. Cadeado para bikes
zoom_out_map
6/8 (Divulgação)
O designer italiano Sono Mocci criou um tipo de cadeado para bicicletas inspirado em plantas, o Ivy Bike Lock. "Por que as bicicletas precisam ser presas em correntes e cadeados como de um criminoso na prisão?", disse. Foi por esse motivo que Mocci criou uma forma inusitada de prender a bike nos postes da rua. O projeto de Mocci é uma parte da Seul Cycle Design Competition, uma competição organizada pela Designboom em colaboração com a Fundação de design de Seul.
-
7. Prendedor de cabos
zoom_out_map
7/8 (Divulgação)
Organizar os cabos dos gadgets costuma ser uma tarefa complicada. Pensando nisso, o designer Tsunho Wang criou o Leaf Tie, um prendedor de cabos com formato de folha. Também é possível usá-lo apenas como objeto de decoração. O prendedor pode ser útil para crianças e pessoas que vivem em grandes cidades e querem sentir como se houvesse um pouco da natureza até mesmo nos detalhes da casa.
-
8. Tapete feito de musgo
zoom_out_map
8/8 (Divulgação)
Nguyen La Chanh criou um tapete de banheiro feito com musgo. Assim, você pode sair do banho e ter seus pés massageados pela grama, como se estivesse em uma casa de campo. Os musgos sobrevivem com a água que pinga do seu corpo depois do chuveiro. Além disso, como o banheiro é um local úmido na casa, é perfeito para o crescimento da planta. O tapete nunca precisa ser lavado. O único problema é que é preciso aparar os musgos de tempos em tempos.