8 imagens que ilustram o legado de Hiroshi Yamauchi
Relembramos um pouco das decisões do homem responsável pela Nintendo que conhecemos hoje.
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2013 às 13h17.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h02.
Morreu no Japão nesta quinta-feira (18) aos 85 anos, Hiroshi Yamauchi o responsável pela grande transformação da Nintendo na empresa de videogames que conhecemos hoje Game & Watch: O primeiro portátil de LCD da Nintendo nasceu pelas mãos de Gunpei Yokoi, fruto de um desejo de Yamauchi por uma máquina acessível a todos os momentos.
Donkey Kong: A Nintendo já havia feito certo sucesso no Japão, mas no ocidente as coisas estavam mais difíceis. Foi quando Yamauchi contratou o hoje lendário Shigeru Miyamoto para a criação de Donkey Kong.
Famicom: Yamauchi sempre quis um videogame acessível, mas, mais do que isso, queria uma máquina na qual jogos fossem fáceis de se programar. Assim nasceu o Famicom, formado das palavras Family Computer.
NES: Sucesso instantâneo, o Famicom atravessou oceanos e se tornou o lendário NES no ocidente. Yamauchi acreditava que jogos eram melhores feitos por artistas e não programadores, nesta época fazia questão de revisar por si todo game que seria lançado.
Star Fox: Amante das novas tecnologias, Yamauchi queria a Nintendo fazendo parcerias com desenvolvedores estrangeiros, com diferentes perspectivas. Assim nasceu, Star Fox, o primeiro jogo poligonal do SNES, com co-produção da inglesa Argonaut.
Donkey Kong Country: Novamente apostando em um time ocidental, Yamauchi deu sua benção para a inglesa Rareware, que em troca nos trouxe o lendário Donkey Kong Country.
Mario e o Nintendo 64: Sempre o exímio empresário, Yamauchi quiz a nova máquina da Nintendo nascendo com um jogo que marcasse a geração, não apenas para mostrar o poderio dos 64 Bits, mas também para atrair a atenção para longe do Virtual Boy, um dos maiores fracassos da companhia.
Gamecube A última cria de Yamauchi. Ao contrário de seus concorrentes na época, o PS2 e o Xbox, o ex-presidente da Nintendo queria uma máquina simples e barata no qual os focos fossem apenas os jogos, ao invés dos concorrentes que tinham multifuncionalidade.
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