7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 26/7
Apps para saber se vai chover, digitar rapidamente, encontrar restaurantes e baladas, viajar, transformar fotos em desenhos, aprender idiomas e pedalar
Maurício Grego
Publicado em 26 de julho de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h06.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana traz o Vibezone, para encontrar bares, restaurantes e baladas; o Flesky, que agiliza a digitação; o CouchSurfing, para quem viajar hospedando-se em residências; o Paper Camera, que transforma fotos em desenhos; o Bicicletando, para ciclistas; e as novas versões do Buzuu e do Climatempo.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad A Climatempo atualizou seu app de meteorologia nesta semana. A interface com o usuário ficou mais prática e elegante, com gráficos que lembram os do Yahoo! Tempo. O app fornece previsão para sete dias no Brasil e quatro dias no exterior. É uma das melhores opções para acompanhar o tempo no Brasil. Nossa única reclamação é que não há mais ícones separados para manhã, tarde e noite, exceto no dia atual. O app para iPhone é, agora, compatível com iPad, mas só na posição retrato. Há também uma versão específica para iPad, mas ela não foi atualizada.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Fleksy é um teclado inteligente que procura agilizar a digitação. Ele combina gestos – como deslizar o dedo para apagar – com um corretor ortográfico que funciona em tempo real. Mesmo que você escreva alguma letra errada, o resultado é um texto correto. O Fleksy não possui acentos, nem cedilha, que são acrescentados pelo corretor. Usá-lo com sucesso exige prática e algumas consultas à lista de gestos. Para escrever em português, é preciso ajustar o idioma nas configurações. Há temas gráficos adicionais à venda por 0,99 dólar.
Grátis, em português, para Android e iPhone Vibezone mostra bares, restaurantes e baladas na cidade. Ele classifica os locais em “bombando” (onde muitas pessoas fizeram check-in), “badalados” e “próximos”. O Vibezone exibe fotos, mostra comentários de usuários e indica a localização no mapa. Tem, também, um modo de realidade aumentada que aponta, na tela, a direção dos estabelecimentos mais próximos. Segundo os autores, há 30 mil locais cadastrados. O app tem uma área de promoções, mas não encontramos nada nela.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e na web Quer viajar pelo mundo hospedando-se em residências de outras pessoas? Essa é a proposta do CouchSurfing. Ele conecta viajantes em busca de lugar para ficar com pessoas dispostas a hospedá-los. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o serviço funciona, segundo os autores, em mais de 100 mil cidades de dezenas de países. Para se cadastrar, é preciso ter 18 anos ou mais. No app, podem-se ver comentários e avaliações feitas por pessoas que já se hospedaram em cada residência.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O app para ensino de idiomas Busuu passou por uma reforma geral. Agora, as lições são mais curtas e o usuário pode escolher o tipo de conteúdo que interessa mais a ele. O Busuu oferece cursos de inglês, espanhol, chinês e vários outros idiomas. Algumas lições são gratuitas. Outras são vendidas por preços que começam em 4,99 dólares por módulo.
Em inglês, para Android (4,52 reais) e iPhone/iPad (grátis) O Paper Camera transforma fotos em imagens com aparência de pintura, desenho ou história em quadrinhos. O app é agradável de usar e tem diversas opções para calibrar os efeitos. Mas ainda preferimos o Sketch Guru, app similar que produziu resultados mais convincentes em nossos testes. Diferentemente do Paper Camera para Android, o app para iOS é grátis, mas coloca uma marca d’água nas imagens. Para evitar isso, paga-se 1,99 dólar. O app ainda tem recursos adicionais à venda.
Grátis, em português, para iPhone Bicicletando é um app para ciclistas preocupados com o meio-ambiente. Ele conta quilômetros rodados, calorias queimadas e quilos de gás carbônico poupados nas pedaladas. Há uma espécie de jogo em que o usuário progride de categoria à medida que pedala e interage. O app também permite fazer check-in e indicar locais perigosos ou amigáveis às bicicletas, além de trazer dicas para o ciclista. Com tantas funções, o Bicicletando acabou ficando um pouco confuso. Em nosso teste, o app apresentou falhas momentâneas que não impediram seu uso.