7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 16/8
Apps para compartilhar fotos, calcular, organizar-se, receber avisos, editar documentos e planilhas, viajar e escrever um livro
Maurício Grego
Publicado em 16 de agosto de 2014 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h05.
São Paulo -- O EyeEm, uma espécie de Instagram cheio de pretensões, é o destaque da nossa galeria de apps da semana . Outras novidades são o WritePlan, para quem quer escrever um livro, e o Last Minute Travel Deals, que dá acesso a ofertas de última hora de hotéis. Também testamos a útil Calculadora de Porcentagem e as novas edições do Wunderlist, do CloudOn e do Yo – que agora faz mais do apenas enviar um Yo.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O EyeEm se destaca entre os apps de fotografia por aliar a simplicidade do Instagram a características que estimulam a produção de fotos criativas e de qualidade. No EyeEm, filtros podem ser aplicados antes do clique, o que encoraja o fotógrafo a analisar a cena antes de clicá-la. As fotos são retangulares, mas podem ser cortadas para o formato quadrado. Como o Instagram, o EyeEm tem sua própria comunidade onde as fotos são compartilhadas. Nela, o app propõe uma série de “missões”, em que cada fotógrafo apresenta suas melhores fotos sobre um tema. Há também encontros ao vivo em algumas cidades (mas nenhum no Brasil por enquanto).
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad A Calculadora de Porcentagem é mais útil do que o nome pode sugerir à primeira vista. Ela faz, de forma simples e rápida, operações com porcentagens e cálculos financeiros básicos. Entre os muitos tipos de cálculo que ela faz estão de juros simples e compostos, de gorjetas e conversões de frações para porcentagens. Há também uma função que compara preços e quantidades. Ela permite determinar se é mais vantajoso comprar uma embalagem de 200 gramas por 10 reais ou uma de 130 gramas por 7 reais, por exemplo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O velho e bom Wunderlist ganhou diversos melhoramentos nesta semana. O app é uma ótima opção para elaborar listas de tarefas, de compras e outras; e para detalhar as etapas de um projeto. Nesta atualização, o Wunderlist ganhou uma tela inicial que dá acesso às listas (antes, ao ser iniciado, ele abria a última lista visualizada). Também passou a ter botões para compartilhar a lista com pessoas específicas ou torná-la pública na web, além de um recurso para fazer comentários (antes disponível apenas na versão paga). A sincronização de dados entre dispositivos passa a ser instantânea. Por fim, agora é possível usar hashtags também em dispositivos móveis.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O CloudOn oferece boa parte das funções dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint, da Microsoft, na forma de um serviço na nuvem. A versão mais recente, lançada no final de julho, traz interface gráfica redesenhada, mais adequada a dispositivos móveis. O app armazena os documentos em serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive; e permite compartilhar documentos num grupo de trabalho. O CloudOn oferece mais recursos que os concorrentes. É uma boa opção (além de gratuita) para quem precisa editar documentos do Office. Mas ele não funciona sem acesso à internet e é lento em comparação com apps que rodam no próprio dispositivo. Além disso, continuamos achando que ele tem mais cara de PC que de tablet. O teclado do app tem até teclas de função (de F1 a F12) no estilo do PC. Por 3,99 dólares mensais, pode-se contratar uma conta Pro, que oferece funções adicionais.
Grátis, em português, para Android, iPhone e Windows Phone Yo, o app que só servia para enviar a palavra Yo aos amigos, ganhou outras funções. Na nova versão, o usuário também pode enviar um link para uma página da web (que deve ser previamente copiado no smartphone) a outra pessoa. A maneira como os contatos são identificados também melhorou. Agora, é possível usar o nome completo e uma foto. Os usuários ainda têm a opção de receber notificações de determinados sites e aplicativos por meio do Yo.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web Last Minute Travel Deals (LMTD) lista ofertas de hospedagem de última hora nas maiores cidades brasileiras e em muitos outros países. As ofertas são para se hospedar no mesmo dia ou no dia seguinte, por um período de uma a sete noites. O app mostra avaliações do Trip Advisor, muito úteis na hora de escolher um hotel. É interessante para quem viaja em baixa temporada, quando os hotéis estão mais vazios e as promoções são frequentes. No site do LMTD na web é possível pesquisar também passagens aéreas, aluguel de carros e passeios turísticos.
4,99 dólares, em português, para iPad WritePlan ajuda a reunir ideias e organizá-las num livro. Para isso, primeiro você define a estrutura de capítulos e subcapítulos. Depois, escreve o texto com um teclado especial, onde pontuação e números são obtidos deslizando-se o dedo sobre teclas extras. No final, o trabalho pode ser exportado em formato PDF, HTML ou de texto puro. O WritePlan é simples e ajuda a manter o foco na tarefa de escrever o livro. Mas não tem um sistema de backup dos dados na nuvem. Se o escritor perder seu iPad, perde o trabalho feito. E a interface com o usuário é um tanto enigmática.