São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana destaca o Replay, que a Apple escolheu como app do ano; e VivaReal, que o Google listou entre os melhores de 2014. Testamos, ainda, Almanaque do Timão, PossoAjudar, a nova edição do Sketchbook (nesta foto) e o app para aluguel de carros do SkyScanner. Fechamos a lista com o NORAD Tracks Santa, um simpático app natalino.
Grátis (mas leia o texto), em português, para iPhone/iPad O Replay, escolhido como app do ano pela Apple, é um editor de vídeo muito fácil de usar. Ele permite juntar fotos, músicas, clipes de vídeo e textos num filminho de ótima qualidade. Não demoramos mais de 5 minutos para produzir nosso videozinho de teste no Replay – e o resultado nos surpreendeu. Para criar um vídeo, basta escolher fotos, clipes de vídeo e uma música, além de indicar um estilo. O app coloca uma marca d’água nas imagens. Para removê-la, paga-se 1,99 dólar. Ele vem com dois estilos grátis para os vídeos. Você pode comprar outros por 2,99 dólares. Mas o melhor negócio é comprar o pacote completo por 9,99 dólares.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O ótimo app de desenho e pintura Sketchbook, da Autodesk, passou por uma reforma neste mês. O app ganhou novos pincéis, novos modos de fusão de camadas e novas ferramentas de seleção. A atualização também unifica as antigas versões gratuita e paga (mas o antigo Sketchbook Express ainda está na App Store). O app é gratuito com um conjunto básico de ferramentas. Pagando-se 3,99 dólares, o acesso às demais ferramentas é liberado. O Sketchbook também versões para Windows e Mac, com preços e características diferentes.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O SkyScanner, um dos melhores comparadores de passagens aéreas de mercado, agora tem um app específico para aluguel de carros. O app permite pesquisar o carro informando o tipo de veículo desejado, o local e as datas de retirada e devolução. Depois, ele remete o usuário ao site da locadora para que seja concluída a reserva. O SkyScanner ainda mostra, num mapa, onde o veículo deve ser retirado.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O site de imóveis VivaReal tem um bom app para quem procura um apartamento ou casa para comprar ou para alugar. O usuário pode fazer buscas, aplicar filtros e visualizar as opções disponíveis numa lista ou num mapa. Depois, o app informa os contatos do vendedor para que o interessado possa se comunicar com ele.
Grátis, em português, para Android e iPhone O app oficial do Corinthians dá acesso a muitas informações sobre esse time de futebol paulistano. É possível, por exemplo, consultar os resultados de jogos do time desde 1910. Há também listas de jogadores e técnicos que passaram por lá, além de curiosidades sobre o Corinthians. O app ainda exibe notícias e um calendário com os próximos jogos. A conta gratuita possibilita um número limitado de pesquisas na base de dados. Pagando-se 2,99 dólares por ano, ganha-se acesso irrestrito.
Grátis, em português, para Android e iPhone Você está tendo problemas com um aparelho eletrônico ou outro produto que comprou? Talvez o app PossoAjudar o ajude. Ele permite que os usuários troquem dicas entre si. E, se isso não for suficiente para resolver a questão, o app informa os contatos do serviço de atendimento ao cliente do fabricante. A ideia é ótima. Só temos duas ressalvas. Primeiro, por enquanto, há poucos usuários. Isso torna o sistema de ajuda mútua um tanto limitado. Segundo, o app é um pouco tortuoso. É preciso “seguir” uma empresa para ter acesso aos contatos dela.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone NORAD Tracks Santa é bom app para mostrar às crianças no dia 24 de dezembro. Criado pelo Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD na sigla em inglês), ele mostra onde está o Papai Noel em sua jornada ao redor do planeta para entregar presentes. O app também traz joguinhos, vídeos e curiosidades sobre o Papai Noel e sobre o NORAD. O único ponto negativo, para os brasileiros, é que está tudo em inglês.
9. Agora, veja os apps que testamos nessa semana:zoom_out_map
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes