São Paulo -- Nesta semana, a nossa galeria tem como destaque o My Idol, que virou mania no mundo inteiro. Ele serve para criar pequenos avatares usando uma selfie. Além dele, também temos o Meu Ibira, com informações sobre o Parque do Ibirapuera; o Clubhouse, app de comunidades; o Overam, para você mudar as fotos antes de compartilhar no Instagram; o Castro com informações detalhadas sobre o Android; o serviço de audiolivros Ubook; e o Airbnb, que finalmente ganhou versão para tablets!
Grátis, em chinês, para iPhone O My Idol é um app bem engraçado que tem conquistado usuários – mesmo com a barreira da língua, já que ele está em chinês. O aplicativo faz uma miniatura do usuário. Para isso, basta tirar uma selfie que o My Idol transforma a foto na carinha do boneco. O aplicativo pode animar o avatar. Uma das mais divertidas é o pole dance. Também é possível fazer o boneco cantar, comer ou beber. Em testes, a transformação da foto em avatar foi bem feita.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Meu Ibira é um app bacana para os paulistanos (ou turistas em São Paulo) que querem mais informações sobre o Parque do Ibirapuera. Ele foi desenvolvido pela Rede Globo como comemoração do seu aniversário de 50 anos. O app traz informações sobre o parque, além de indicações de atividades no local. Ele ainda mostra um mapa com marcações das principais atividades por lá. Algo um pouco chato é que você é obrigado a se cadastrar (ou usar o Facebook para isso) para usar o aplicativo.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Saudades das gloriosas comunidades do Orkut? O Clubhouse faz um trabalho parecido. Ele é basicamente um app para colocar em contato pessoas que tenham interesses em comum. Dentro dele, é possível procurar comunidades por palavras-chave ou então por temas. O app é em inglês e vale dizer que a grande maioria das comunidades também é. O aplicativo é bastante simples e seu uso intuitivo. Ele aceita cadastros usando uma conta do Twitter ou a partir de um e-mail.
Grátis, em inglês, para Android A dinâmica de apps com foco em fotografia é a seguinte: eles são lançados para iOS e depois de alguns meses chegam ao Android. Mas não com o Overam – que até agora está somente no sistema do Google. Ele tem algumas funções básicas e esperadas, como filtros pré-definidos e a possibilidade de cortar a fotografia. Mas ele vai um pouco além. O app tem uma área dedicada à inserção de formas geométricas e até tridimensionais nas fotografias. No começo achei que ia ser uma grande besteira. Mas depois de alguns testes, comecei a gostar bastante do resultado.
Grátis, em inglês, para Android O Castro é o app certo para quem quer saber tudo sobre o smartphone Android. Ele acessa a exibe informações detalhadas de hardware do aparelho. Os dados são separados em diversas áreas, que ficam no canto esquerdo do app. Lá estão informações sobre a câmera, bateria, processamento, entre outras. Um dos pontos altos do Castro é o visual caprichado. O foco do app deve ser em usuários com um mínimo de conhecimento técnico. Mesmo assim, a desenvolvedora do aplicativo não abriu mão de caprichar no design, que deve agradar a todos.
Grátis (com assinatura), em português, para Android e iPhone O Ubook é um serviço de assinatura para audiolivros, algo como um Netflix de livros em áudio. O acervo conta com literatura de ficção e não-ficção. O app em si é gratuito, mas ele não funciona sem uma assinatura, que custa 18,90 reais por mês. Essa assinatura dá direito a consumo ilimitado de cerca de mil livros, de acordo com a Ubook. Vale alertar aqui para o fato de que não é possível comprar livros, o modelo de assinaturas é o único disponível.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Se você gostar de viajar, provavelmente já conhece o Airbnb (ou, ao menos, ouviu falar dele). Ele é um serviço para aluguel de cômodos ou casas inteiras (ou castelos e ilhas) em outras cidades. Ele substitui o hotel e permite que a pessoa conheça outras durante a estadia em uma viagem. Há cerca de um ano, o Airbnb reformou completamente seu aplicativo. Ele ganhou um novo visual. Mas algo estava faltando: ele funcionava somente em smartphones. Nesta semana, o Airbnb finalmente disponibilizou as versões do aplicativo para tablets Android e para o iPad.
9. Agora veja Hello, Lifesum, Moovit e outros três appszoom_out_map
Ambos os apps pertencem à Alphabet, mas diferenças no modelo de alertas fazem o Waze liderar em fiscalização e o Google Maps avançar em avisos de eventos climáticos na capital paulista
Aplicativo de IA do Google atinge 950 milhões de usuários ativos mensais, encosta no ChatGPT, mas vê ritmo de novos acessos desacelerar após trimestre recorde
Ação do Ministério Público de São Paulo contra a Tools for Humanity e a Amazon coloca sob escrutínio um projeto que a EXAME acompanhou de perto — e que promete ser o "passaporte digital" da era da inteligência artificial, mas não no Brasil