6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 13/7
Aplicativos para enviar mensagens, dividir despesas, ver você quando era bebê, produzir fotos Polaroid, jogar e fazer os serviços online trabalharem juntos
No estilo da Polaroid (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 13 de julho de 2013 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana traz o Baby&Me, que mostra você quando era bebê; o Just.me, app de mensagens polivalente; o Polamatic, que produz fotos no estilo da Polaroid (nesta imagem); o Splitwise, para dividir despesas; o joguinho Pet Rescue Saga; e o IFTTT, que faz o smartphone e os serviços online trabalharem juntos para você.
Grátis, em português, para Android e iPhone Que tal pegar uma foto sua e modificá-la para que mostre como você era quando bebê? Essa é a proposta do Baby&Me, da empresa de água mineral Evian. Para usar o app, basta escolher um retrato ou fotografar alguém com o smartphone. Depois, é só indicar o formato dos olhos e a cor da pele. O resultado nem sempre convence, mas o app é divertido assim mesmo (o botão Adjust permite corrigir alguns detalhes). O processamento é feito na nuvem e, às vezes, demora bastante.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Just.me é uma espécie de canivete suíço da comunicação pessoal. Ele permite mandar mensagens para uma ou mais pessoas, publicar posts públicos num ambiente de rede social e fazer anotações para si mesmo no estilo do Evernote. As mensagens podem conter fotos, vídeos, textos e gravações de áudio. O usuário também pode iniciar conversas por voz ou vídeo; enviar SMS e e-mail. O app estreou no iPhone em abril e chegou ao Android nesta semana.
Em inglês, para Android (2,24 reais) e iPhone (1,99 dólar) Polamatic é um app de fotografia para fãs das antigas câmeras Polaroid, que produziam fotos impressas na hora por meio de um processo químico. O app oferece 12 opções de molduras e 12 filtros com efeitos. Outros podem ser acrescentados por meio de compras no app. Há também uma função que simula vazamento de luz e outra para escrever na moldura. O app, que já estava disponível antes para o iOS, chegou ao Android neste mês. É uma opção para quem cansou do Instagram e quer criar fotos no inconfundível estilo da Polaroid.
Grátis, em inglês, para iPhone e web (compatível com outros smartphones e tablets) App sensação do momento, o IFTTT (“If This Than That”, “Se Isto Então Aquilo”) conecta serviços online e recursos do smartphone, que passam a trabalhar juntos. Três exemplos: se eu receber uma mensagem pelo Gmail, emitir um alerta no celular; se eu fotografar com o Instagram, copiar a foto para o Dropbox (ou Google Drive, SkyDrive, Evernote...); se eu publicar um comentário no Facebook, reproduzi-lo no Twitter. Há mais de cem mil receitas prontas como essas e o usuário pode criar outras. A versão na web funciona também em tablets e smartphones, e um app nativo para Android está a caminho.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Como o BillPin, que testamos na semana passada, o Splitwise divide despesas entre várias pessoas, em partes iguais ou desiguais. Pode ser usado numa viagem em grupo, num happy hour com os amigos e em outras situações. Basta informar os gastos para que ele calcule quanto cada um deve pagar e a quem. O Splitwise tem interface enxuta e elegante, e pode enviar recibos por e-mail. Há dois pontos negativos: primeiro, o app exige acesso à internet; segundo, para usar todos os recursos é preciso que as pessoas envolvidas se cadastrem nele.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O simpático joguinho Pet Rescue Saga ganhou uma atualização com dois novos episódios nesta semana. O jogo mostra uma pilha de blocos com alguns bichos em cima. O objetivo é eliminar os blocos para que os animais cheguem à base. Para isso, deve-se tocar em grupos de dois ou mais blocos, sem deixar nenhum isolado. Embora seja possível jogar de graça, há uma variedade de ferramentas à venda no app que tornam o jogo mais fácil.
8. Agora veja apps para manter contato com a família, encomendar comida, ler notícias, digitalizar fotos e assistir a vídeos musicaiszoom_out_map
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes